IGREJA CATÓLICA

Basílica do Carmo recebe novos sinos nesta quinta-feira

Os cinco novos sinos, cada um batizado com um nome, foram abençoados na noite desta quarta-feira (18)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/09/2019 às 22:04
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Os cinco novos sinos, cada um batizado com um nome, foram abençoados na noite desta quarta-feira (18) - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Em meio à festa de encerramento do centenário da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo, a Basílica do Carmo, em Santo Antônio, no Centro do Recife, recebe cinco novos sinos nesta quinta-feira (19). Os equipamentos, cada um batizado com um nome, foram abençoados em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (18).

O maior de todos os cinco sinos, com 550 quilos é denominado Nossa Senhora do Carmo; o sino de 210 quilos se chama Profeta Elias (fundador da Ordem dos Carmelitas); a peça de 155 quilos é o Profeta Eliseu (discípulo de Elias); o instrumento de 110 quilos homenageia São Simão Stock, o vidente do escapulário do Carmo; e o menor, com 75 quilos, é São João Crisóstomo, o santo conhecido pelas belas homilias. 

A bênção dos sinos foi feita pelo atual bispo de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Sales, ex-reitor da Basílica do Carmo. "Os sinos estão, de certa forma, ligados a Deus. O seu som marca os tempos da oração, reúne o povo para realizar ações litúrgicas, avisa aos fiéis sobre acontecimentos mais sérios", disse o religioso.

Com a chegada dos novos sinos, os antigos, fabricados em 1841, em Portugal, ficarão em exposição na igreja.

A campanha lançada pelo reitor da basílica, frei Rosenildo Alexandre, em busca de recursos para troca dos sinos, continua. Metade dos R$ 138 mil necessários foram arrecadados. Os fiéis que quiserem colaborar para a campanha dos sinos podem fazer doação de qualquer valor no Banco do Brasil, agência 1850-3 – conta corrente 14273-5. Além da campanha de doação de recursos, a Basílica está rifando um carro para ajudar nos custos. O cupom custa R$ 10 e os talões estão à venda na secretaria e na loja da Basílica. 

Centenário da coroação canônica

A Bandeira de Nossa Senhora do Carmo foi hasteada no Pátio do Carmo às 12h desta quarta-feira (18) para anunciar a abertura da festa. 

Quinta-feira (19)

Nesta quinta-feira (19), serão celebradas missas às 7h, 8h, 10h, 12h e 15h. Às 19h, a cerimônia será com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Sexta-feira (20)

Nesta sexta-feira (20), as celebrações eucarísticas seguem nos mesmos horários e às 19h, a missa será realizada pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor Luciano Brito.

Sábado (21)

A programação do encerramento das comemorações do centenário da coroação de Nossa Senhora do Carmo tem início às 6h, com a “Romaria da Gratidão” saindo da igreja do Carmo de Olinda em direção a Basílica do Carmo do Recife.

Às 10h, missa de acolhida da romaria, presidida pelo frei Luiz Nunes. Às 12h, celebração Eucarística presidida pelo reitor da Basílica do Carmo do Recife, frei Rosenildo. Às 15h, missa campal presidida pelo arcebispo de Aracaju, dom João Costa. Logo em seguida, às 16h, procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. O cortejo sairá da Basílica do Carmo e seguirá pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, passando em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, ponte Princesa Isabel e ruas da Aurora, João Lira, do Hospício e Princesa Isabel.

Últimas notícias