Religião

Nossa Senhora do Carmo: festa da coroação canônica termina dia 21

O encerramento das comemorações do centenário do coroamento da imagem de Nossa Senhora do Carmo terá missas, inauguração dos novos sinos e romaria, a partir do dia 18, no Recife

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 12/09/2019 às 14:13
Foto: Bianca Sousa/JC Imagem
O encerramento das comemorações do centenário do coroamento da imagem de Nossa Senhora do Carmo terá missas, inauguração dos novos sinos e romaria, a partir do dia 18, no Recife - FOTO: Foto: Bianca Sousa/JC Imagem
Leitura:

Na tarde de 21 de setembro de 1919, católicos pernambucanos seguiram a imagem de Nossa Senhora do Carmo, numa procissão pelo Centro do Recife, para acompanhar a coroação canônica da santa nos jardins da Faculdade de Direito. Cem anos depois, a Ordem Carmelita convida os fiéis para fazer o mesmo caminho e celebrar o aniversário de cem anos da cerimônia de coroamento, na tarde do dia 21 de setembro de 2019.

A festa de encerramento do centenário da coroação canônica (reconhecimento do Vaticano à grande devoção de uma imagem da Virgem Maria), na verdade, começa às 12h da próxima quarta-feira (18), com missa celebrada por frei Luiz Nunes na Basílica do Carmo, localizada no Centro do Recife. Nesse mesmo dia, depois da liturgia das 19h, os frades carmelitas farão a bênção solene dos novos sinos da igreja, que serão instalados na quinta-feira (19).

Os cinco sinos vão tocar ao mesmo tempo, pela primeira vez, no sábado 21 de setembro, para anunciar a saída da imagem que foi coroada cem anos atrás pelo então arcebispo de Olinda e Recife dom Sebastião Leme. “É a segunda vez que ela sai da igreja”, diz o reitor da Basílica do Carmo, frei Rosenildo Alexandre. A imagem ocupa a parte central do trono de Nossa Senhora do Carmo, na capela-mor do templo barroco.

Repetindo o mesmo gesto de 1919, os devotos de Nossa Senhora do Carmo sairão a pé da basílica, no bairro de Santo Antônio, e caminharão até o Parque 13 de Maio (na frente da Faculdade de Direito do Recife), no bairro de Santo Amaro, onde ocorrerá o ritual da coroação. “Vamos celebrar a missa campal no Pátio do Carmo às 15h e a procissão começa às 16h”, informa frei Rosenildo.

A programação do sábado (21), ressalta o religioso, tem início às 6h com a Romaria da Gratidão. Os peregrinos se encontrarão na Igreja do Carmo de Olinda, localizada na Cidade Alta, e virão até a Igreja do Carmo do Recife, num percurso de mais de seis quilômetros. “Às 10h, vamos fazer a missa de acolhida da romaria na basílica”, informa o frade carmelita.

Campanha

Frei Rosenildo avisa aos fieis que a campanha para pagamento dos sinos da basílica continua aberta. “Nós já estamos com os cinco sinos, que custaram R$ 138 mil e foram fabricados em São Paulo. Recebemos em confiança, mas só arrecadamos metade do valor total dos instrumentos”, comenta o religioso. Nos três menores estão gravadas as datas da coroação (1919) e do centenário (2019), o nome Nossa Senhora do Carmo e o título de padroeira do Recife dado à santa em 1909..

Os interessados em colaborar podem fazer doações em espécie ou comprar a rifa de um carro Chery New QQ. Contribuições financeiras devem ser feitas na urna em frente ao altar-mor da igreja ou depositadas em conta bancária: Banco do Brasil, agência 1850-3 e conta corrente 14.273-5, em nome da Província Carmelitana Pernambucana. O CNPJ da entidade é 10.946.424/0004-40. A rifa do carro custa R$ 10 e o sorteio foi adiado de 21 de setembro para a missa de ano-novo em 31 de dezembro, na basílica.

Últimas notícias