Petróleo

Manchas de óleo voltam a aparecer em praia de Pernambuco

Moradores do bairro de Gameleira, em São José da Coroa Grande, relatam aparecimento de petróleo no litoral pernambucano

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/10/2019 às 16:50
Foto: Kiko Assis/Cortesia
Moradores do bairro de Gameleira, em São José da Coroa Grande, relatam aparecimento de petróleo no litoral pernambucano - FOTO: Foto: Kiko Assis/Cortesia
Leitura:

Ao contrário das informações do Controle de Fontes Poluidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), divulgadas nesta quinta-feira (17), novas manchas de óleo foram encontradas no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com registros de moradores de São José da Coroa Grande enviados ao Jornal do Commercio, as manchas avançaram e já atingem uma faixa de areia da praia.

São José da Coroa Grande faz divisa com Maragogi, em Alagoas. O litoral alagoano é um dos atingidos pelas manchas de óleo que chegaram às praias de todo o Nordeste.

A reportagem do JC tentou contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e com Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para confirmar a chegada das manchas, mas não obteve retorno. 

CPRH disse não ter encontrado manchas de óleo

Na manhã desta quinta-feira (17), membros do Controle de Fontes Poluidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizaram um sobrevoo no litoral pernambucano e afirmaram não ter encontrado novas manchas de óleo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe) em

De acordo com Eduardo Elvino, diretor da CPRH, foi percorrido todo o Litoral Sul de Pernambuco, saindo da praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, até o município de São José da Coroa Grande. "Podemos afirmar que hoje em Pernambuco não tem mancha de óleo. No sobrevoo que fizemos não identificamos nada, todas as prais estão limpas. Hoje, a gente pode afirmar que Pernambuco está livre dessas manchas", disse Eduardo Elvino.

Barreiras de contenção

Durante uma reunião realizada na sede da Capitania dos Portos, na área central do Recife, nessa quarta-feira (16), foi anunciado que a Marinha, a Petrobras e a Transpetro disponibilizaram barreiras de contenção e de absorção, além de mantas absorventes. Esse material poderá ser usado para isolar as manchas ainda no mar, absorver o óleo e retirá-lo das águas.

A Prefeitura de São José da Coroa Grande disponibilizará máquinas e equipamentos necessários para uma possível retirada dos resíduos do barco e posterior transporte dele para um aterro industrial. Além disso, as comunidades de pescadores da região se disponibilizaram a ajudar no monitoramento das praias.

Praias que foram afetadas em Pernambuco

De acordo com CPRH, as manchas de óleo não apareciam no litoral pernambucano desde o dia 25 de setembro, onde foi encontrado fragmentos também em São José da Coroa Grande. Segundo o Ibama, entre agosto e setembro, as manchas de óleo foram vistas em 16 praias do Estado, são elas:

•Boa Viagem - Recife - oleada/vestígios esparsos

•Praia Del Chifre - Olinda - oleada/vestígios esparsos

•Candeias - Jaboatão dos Guararapes - oleada/vestígios esparsos

•Piedade - Jaboatão dos Guararapes - oleada/vestígios esparsos

•Praias de Gamboa - Ipojuca - oleada/vestígios esparsos

•Praia de Nossa Senhora do Ó - Ipojuca - oleada/vestígios esparsos

•Porto de Galinhas - Ipojuca - oleada/vestígios esparsos

•Pau Amarelo - Paulista - oleada/vestígios esparsos

•Conceição - Paulista - oleada/vestígios esparsos

•Carneiros - Tamandaré - oleada/vestígios esparsos

•Tamandaré - Tamandaré - oleada/vestígios esparsos

•Ilha Cocaia - Cabo de Santo Agostinho - oleada/vestígios esparsos

•Praia do Paiva - Cabo de Santo Agostinho - oleada/vestígios esparsos

•Praia do Forte Orange - Ilha de Itamaracá - oleada/vestígios esparsos

•Catuama - Goiana - oleada/vestígios esparsos

•Ponta de Pedras - Goiana - oleada/vestígios esparsos

Localidades afetadas

Para saber quais foram as localidades afetadas no Nordeste para clicar aqui.

Últimas notícias