Premiação

Jornal do Commercio recebe menção honrosa do 41ª Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo

O hotsite especial 'Segunda Chance: Caminhos para Ressocializar' concorreu na categoria Produção Jornalística Multimídia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/10/2019 às 22:38
Foto: Divulgação
O hotsite especial 'Segunda Chance: Caminhos para Ressocializar' concorreu na categoria Produção Jornalística Multimídia - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Evidenciando a dificuldade dos ex-detentos na inserção no mercado de trabalho, o hotsite especial “Segunda Chance: Caminhos para Ressocializar” foi premiado na cerimônia do 41º Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo de Anistia e Direitos Humanos, realizada na noite desta quinta-feira (24), no Teatro da Pontifícia Universidade Católica (Tuca), em São Paulo. A reportagem do Jornal do Commercio, que ganhou a menção honrosa na categoria multimídia, foi assinada por Leonardo Vasconcelos (que representou a equipe no evento), com produção de PH Correia, fotos de Felipe Ribeiro, design de Maryna Moraes, Guilherme Castro e Eduardo Mafra e edição de vídeo de Danilo Souto Maior. 

Os ganhadores da mais importante premiação de direitos humanos do Brasil foram anunciados em sessão pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo no último dia 11. Durante a solenidade, apresentada pelo jornalista Juca Kfouri, o repórter Leonardo Vasconcelos chamou atenção para o drama vivido pelas pessoas que passaram pelo sistema prisional e tentam arranjar um emprego. “Nos últimos quatro anos, em Pernambucano, a taxa de reincidência criminal entre os ex-detentos que conseguiram se inserir no mercado de trabalho foi de apenas um por cento. Ou seja, eles só precisam de uma segunda chance. Daí que veio o nome do projeto. Eles saem das prisões, mas as prisões não saem deles, devido ao preconceito da sociedade. É como uma pena perpétua em que o trabalho aparece como uma absolvição. Quando empregados, eles ganham nova identidade para seguir uma nova vida”, afirmou Leonardo.

O Segunda Chance relatou a trajetória de seis ex-detentos: Carlos Mizael, Fabiana Celestino, Eulis Santos, Rony Neves, Silvio Lobo e Erivanda Santos. “A nossa equipe está muito orgulhosa em poder receber o reconhecimento deste prêmio tão importante na área dos direitos humanos, mas os verdadeiros vencedores foram essas pessoas que conseguiram dar a volta por cima e fazer valer os seus direitos”, disse o jornalista.

Antes da sonelidade, foi realizada no período da tarde a roda de conversa com os vencedores que debateram sobre os desafios de elaboração do material. O vencedor da categoria multimídia foi “Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, do projeto Colabora, desenvolvido por Adriana Barsotti e equipe.

O Prêmio

O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é entregue anualmente, desde 1979, a profissionais e veículos de comunicação que se destacaram na defesa de democracia , da cidadania e dos direitos humanos e sociais.

Últimas notícias