assombrações

Halloween do Recife: conheça a lenda da Perna Cabeluda

A criatura bizarra que ninguém explica bem como é, gosta de se esconder atrás de árvores durante a madrugada, sempre à espera de uma nova vítima que ande sozinha

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/10/2019 às 9:45
Ilustração: www.orecifeassombrado.com
A criatura bizarra que ninguém explica bem como é, gosta de se esconder atrás de árvores durante a madrugada, sempre à espera de uma nova vítima que ande sozinha - FOTO: Ilustração: www.orecifeassombrado.com
Leitura:

Comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é uma festa de origem anglo-saxônica celebrada desde meados do século 18 explorando os medos e tabus das pessoas. A data ganhou força nos Estados Unidos, onde crianças se fantasiam de monstros e batem de porta em porta em busca de doces. Muita gente não sabe, mas o Recife tem um Halloween para chamar de seu. São as lendas urbanas da cidade, que causam pavor real em muita gente há décadas. 

Perna Cabeluda

A criatura bizarra que ninguém explica bem como é, gosta de se esconder atrás de árvores durante a madrugada, sempre à espera de uma nova vítima que ande sozinha pelas ruas do centro da cidade. A perna pega os transeuntes, dá uma rasteira e depois diversos chutes. Não tem como fugir, pois o membro corre rápido demais. O massacre termina com a vítima quase desmaiada e estirada no meio-fio. No Recife, a lenda que circula pelas ruas é de que não tem como descrever o primeiro encontro com a perna macabra.

perna
Ilustração: Site www.orecifeassombrado.com

 Confira outras lendas recifenses

 Papa-figo

e9475e9668075
Foto: Ilustração Ronaldo Tozzi / Behance

Que mãe nunca alertou o filho para ter cuidado com o famigerado Papa-Figo, que saia pela cidade com um saco preto e roubando crianças. Diz a lenda que, ainda nos tempos de engenho, um homem muito rico estava ficando doente. De aparência magra, pálida e amarelada, ele foi atrás da sabedoria dos escravos, que o indicaram comer fígado de crianças para resolver seu problema de saúde. Desde então, um dos escravos do homem (o famoso ‘’Velho do Saco Preto’’) vaga pela cidade procurando meninos saudáveis para arrancar o fígado e manter a dieta macabra do Papa-Figo.

O fantasma de Branca Dias

Ver essa foto no Instagram

???????? Você conhece o Açude do Prata? Localizado no bairro de Dois Irmãos, ele serviu por muitos anos como manancial para abastecer a capital pernambucana. Nos arredores, há um casarão onde morou a judia Branca Dias, que foi perseguida e morta pela inquisição católica. Antes de morrer, porém, a mulher jogou toda sua prataria no riacho. As histórias sobre o açude há muito tempo falam de um lugar assombrado e até hoje há quem diga que às vezes, em noite de lua, é possível ver duas moças nuas no meio das águas da Prata ???? Essa é um dos vários contos assombrosos do Recife. Como hoje é Haloween?, listamos os mais escabrosos pra você. Tem de Perna Cabeluda à Papa-Figo. Leia mais em JC.COM.BR ou no link da bio - Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem #Halloween #DiadasBruxas #AçudedoPrata #FanstasmadeBrancaDias #Recife

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe) em

Localizado no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, o Açude do Prata serviu por muitos anos como manancial para abastecer a capital pernambucana. Nos arredores, há um casarão onde morou a judia Branca Dias, que foi perseguida e morta pela inquisição católica. Antes de morrer, porém, a mulher jogou toda sua prataria no riacho (o que deu origem ao atual nome do local). As histórias sobre o açude há muito tempo falam de um lugar assombrado e até hoje há quem diga que às vezes, em noite de lua, é possível ver duas moças nuas no meio das águas da Prata. Dizem que uma é Branca Dias e, a outra, uma sinhazinha que se sumiu no riacho noite de São João, levada pelo fantasma.

A Praça Chora Menino

praca
Foto: Reprodução / Google Maps

Próxima ao Colégio Salesiano, no bairro do Paissandu, a Praça Chora Menino é possivelmente um dos locais mais assombrados do Recife. Durante o século 19, uma revolta militar, conhecida como Setembrizada, provocou a morte de vários recifenses. Dentre eles, muitas crianças foram assassinadas pelos militares e muitos desses pequenos foram enterrados no local onde hoje está a praça. Desde então, dizem que quem passa pela praça tarde da noite pode ouvir choro de criança. Contam que é um pranto fantasmagórico sem semelhança com sons emitidos por quem está vivo.

Últimas notícias