Religião

Festa de Nossa Senhora da Conceição terá celebração inter-religiosa

A 115ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, começa em 28 de novembro e termina em 9 de dezembro. Programação terá 12 dias, dois a mais que os anos anteriores

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 18/11/2019 às 12:58
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A 115ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, começa em 28 de novembro e termina em 9 de dezembro. Programação terá 12 dias, dois a mais que os anos anteriores - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Os padres missionários redentoristas, que administram o Santuário Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, convidam a população para participar da 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. Em 2019, a programação começa em 28 de novembro, com a Procissão da Bandeira, e termina em 9 de dezembro, com uma missa em ação de graças pelos amigos do Morro da Conceição, bairro que abriga o santuário. Serão 12 dias de programação religiosa e cultural, dois a mais em relação às outras edições da festa.

“Decidimos abrir a festa um dia antes – até 2018 a Procissão da Bandeira era realizada no dia 29 de novembro – por causa da novena solene que realizamos a partir do dia 29. Nos outros anos, quando a caminhada chegava ao Morro havia uma desvalorização da multidão que acompanhava a procissão porque a novena é feita dentro do santuário e não pode ser realizada na área externa”, explica o padre Mailson Régis de Queiroz Costa, reitor do santuário, em entrevista coletiva na igreja do Morro, na manhã desta segunda-feira (18).

Outras novidades são o encerramento da festa em 9 de dezembro (normalmente a programação acaba no dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro); a realização de uma missa no santuário às 12h do domingo, 8 de dezembro; e uma celebração inter-religiosa na semana da pré-festa, com representantes de vários grupos. Mais de 40 terreiros já confirmaram presença. A cerimônia será às 17h do dia 23 de novembro, aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Tema

A 115ª edição da Festa do Morro tem como tema Maria, mãe de um povo ferido. De acordo com padre Mailson Régis, o tema escolhido pelos missionários redentoristas remete à situação do povo brasileiro. “É uma referência às praias sujas de óleo, às comunidades ribeirinhas sofredoras, aos idosos abandonados, aos adolescentes que se suicida, à violência crescente. Não estamos falando apenas das dores sociais, vamos rezar as dores do povo, que também são as dores de Nossa Senhora”, afirma o sacerdote. Nos 12 dias serão celebradas 72 missas.

Padre Mailson informa que a, partir de agora, a celebração inter-religiosa vai entrar para o calendário oficial da pré-festa de Nossa Senhora da Conceição. “A Festa do Morro é uma missão onde vários amigos se dão as mãos, vivemos dias difíceis de intolerância religiosa e devemos dizer não ao ódio e não à intolerância”, declara. Ele também avisa que a abertura da festa vai permanecer no dia 28 de novembro, a partir de 2019.

Últimas notícias