Selo

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife recebe certificação ISO 9001

A secretaria foi o primeiro órgão público do Nordeste a receber o selo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/11/2019 às 11:21
Foto: Sol Pulquério/PCR
A secretaria foi o primeiro órgão público do Nordeste a receber o selo - FOTO: Foto: Sol Pulquério/PCR
Leitura:

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife recebeu a certificação ISO 9001:2015, sendo o primeiro órgão público no Nordeste a contar com o selo. O ISO 9001 certifica o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e tem como objetivo levar confiança ao cliente. Na prática, o selo demonstra que a empresa ou órgão público certificado controla e planeja procedimentos, mantém processos padronizados, antecipa possíveis problemas e assegura atendimento ao cidadão com qualidade.

No País, órgãos públicos de outras regiões também contam com o ISO 9001, entre eles, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda de Sorocaba, em São Paulo, a Prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul e a Assembleia Legislativa de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, a busca pela certificação teve início em 2018, com a padronização dos documentos e implantação do Programa 5S. Hoje, o órgão conta com 31 procedimentos documentados, além de 189 formulários padronizados e 64 documentos externos, internos e complementares.

Outros indicadores

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife também levou a capital a estar entre as cidades mais procuradas para o Réveillon 2019/2020 segundo a Kayak, a liderança entre os destinos do Nordeste mais procurados para o verão, de acordo com a Voopter e a confirmação na lista dos 10 destinos mais visitados do Brasil, segundo Ministério do Turismo, que também premiou o projeto Olha! Recife como melhores práticas do turismo.

Seminário Soluções Urbanas - Turismo

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, participou, na última quarta-feira (27), do Seminário Soluções Urbanas - Turismo, realizado no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. O evento reuniu profissionais, estudantes e especialistas da área para compartilhar experiências desenvolvidas em diferentes partes do País. Ana Paula falou sobre criatividade e inovação na gestão do Recife.

"Duas palavras são fundamentais para o turismo criativo: inovação e criatividade. O turista quer vivenciar o destino. A gente precisava tornar o Recife em um destino criativo, onde o turista vivencia experiências que só vai ter aqui. Ele vai co-criar e interagir com o local. Por isto a gente vem implementando diversas ações. E para fazer turismo criativo, você tem que ter participação social", comentou a secretária durante o evento.

Últimas notícias