FENÔMENO

Saiba como e onde ver a última chuva de meteoros de 2019

A 'Geminídeas' acontecerá nesta sexta-feira à noite e se estende até à madrugada do sábado (14)

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 13/12/2019 às 18:18
Foto: Reprodução
A 'Geminídeas' acontecerá nesta sexta-feira à noite e se estende até à madrugada do sábado (14) - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

No fim da noite desta sexta-feira (13), às 22h, será possível observar a última chuva de meteoros do ano, a 'Geminídeas', que se estende até a madrugada deste sábado (14). O fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar do planeta, segundo o Grupo de Astronomia de Pernambuco (AstroPE).

Mesmo sabendo que a chuva pode ser visualizada abertamente, é preciso seguir algumas dicas repassadas pelo AstroPE. O professor de astronomia e coordenador do grupo, James Sólon, salienta que, para facilitar a observação, é necessário estar em uma área afastada da Região Metropolitana, podendo ser uma área rural, por não conter poluição luminosa. “Se puder ir para uma área mais rural, facilitará a observação da chuva de meteoros”, explica.

O evento poderá ser visto a olho nu, sem precisar de qualquer aparelho astronômico, como binóculo ou telescópio.

Curiosidade

Sólon explica que a 'Geminídeas' é uma das únicas chuvas de meteoro que tem como objeto de origem um asteroide. Por conta disto, ela tem uma maior chance de gerar os meteoros mais brilhantes que são chamados de “Fireballs” (Bolas de fogo), e podem ser da cor azul ou verde. "A chuva pode alcançar cerca de 120 meteoros por hora", afirma.

A lua vai atrapalhar a visualização?

Um pouco. A lua cheia vai influenciar negativamente na visualização da chuva. James alerta que a observação de 120 meteoros por hora poderá cair para, aproximadamente, 30.

Transmissão pelo YouTube

Será possível observar a chuva de meteoros através do YouTube. O Grupo AstroPE fará uma transmissão ao vivo, no canal de mesmo nome, onde, nos primeiros 20 minutos, haverá uma explicação sobre o fenômeno com James Sólon. O mesmo responderá perguntas feitas pelos internautas.

Últimas notícias