PRÉVIA

Cerimônia Águas de Oxalá acontece neste domingo em Olinda

Cortejo sairá do Largo do Bonfim às 16h, no Sítio Histórico de Olinda

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 11/01/2020 às 7:00
Foto: Leo Motta / JC Imagem
Cortejo sairá do Largo do Bonfim às 16h, no Sítio Histórico de Olinda - FOTO: Foto: Leo Motta / JC Imagem
Leitura:

Ruas e ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife, serão perfumadas e tomadas de branco neste domingo (12) à tarde, quando acontece a 37ª edição da tradicional cerimônia das Águas de Oxalá, no Largo do Bonfim, no Sítio Histórico. É o momento de seguidores das religiões de matriz africana e foliões receberem a bênção do oxalá responsável pela criação do universo e dos homens. Também pedirem paz para o ano todo e proteção neste período carnavalesco. Faltam sete semanas para o início do Reinado de Momo - o Sábado de Zé Pereira cairá no dia 22 de fevereiro.

Representantes de cerca de cem terreiros foram convidados a participar, alguns vindos de Alagoas, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A concentração começa às 14h. “Infelizmente ainda existe muito preconceito em relação às religiões de matriz africana. Por isso, escolhemos como tema, este ano, Paz pela Paz: diga não à intolerância religiosa”, explica um dos produtores do evento, Anderson Nogueira. “Todos devem se respeitar. Sofremos discriminação. Cada pessoa tem o direito de seguir aquilo que acredita”, comenta Anderson.

Oxalá é alheio a violência, disputas e brigas. Gosta de ordem, de limpeza e pureza. Por isso a lavagem da área externa da Igreja do Bonfim com água perfumada e preparada em rituais do candomblé. Caberá ao grupo Voz Nagô, formado apenas por mulheres, fazer a primeira louvação ao orixá. Está previsto para acontecer por volta das 16h. Em seguida, o babalorixá Raminho de Oxóssi, idealizador do evento, entoará cânticos antes de abençoar a água. “Vamos distribuir garrafinhas com a água perfumada”, informa Anderson.

CORTEJO

Após a lavagem tem início o cortejo pela Cidade Alta. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 5 mil pessoas acompanhem a cerimônia. Haverá um andor com a imagem de Oxalá e um carro de som. Atrás seguirá o Afoxé Povo de Odé. O destino final é o terreiro Roça de Oxum Opará, na Vila Popular. Da Rua do Bonfim, o cortejo passará pela Ladeira da Misericórdia em direção aos Quatro Cantos. De lá, segue até a Rua Amparo, Largo do Guadalupe, Rua Severino José Ramalho e Avenida Joaquim Nabuco. Continua pela Travessa Armindo Moura, Avenida Pan Nordestina, Ruas Carmela Dutra, Maria Candido Correia e Rua São Paulo até finalmente chegar no terreiro.

Últimas notícias