Praia

Abertura de pista em área de desova de tartarugas em praia de Jaboatão gera polêmica

A abertura da pista divide opinião dos moradores e comerciantes do local

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/01/2020 às 13:30
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A abertura de uma pista na areia da praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, gerou polêmica entre moradores e comerciantes do local. Isto porque a via corta uma área onde há duas placas avisando que, naquela região, é feita a desova de tartarugas marinhas, sendo, portanto, proibida qualquer construção na localidade. Enquanto muitos comerciantes são a favor da pista, já que, na visão deles, haveria um aumento no fluxo de pessoas, alguns moradores são contra. Um deles, inclusive, criou uma conta no Instagram, a "Salve Barra de Jangada", para denunciar o caso. A Prefeitura alega que via é continuação da Avenida Bernardo Vieira de Melo, que se trata de uma pista provisória e que não será asfaltada.

Eddie Rodrigues, de 23 anos, criador da conta "Salve Barra de Jangada" declara que é morador da localidade e que tomou um susto quando viu a construção da pista e, por isto, teve a ideia de divulgar a situação na rede social. "Aquela parte da praia é escura à noite. Uma coisa é colocar iluminação, outra é passar por cima de uma área de proteção ambiental. Da noite para o dia, colocaram areia lá, sem placa de obra, sem informar o que era aquilo. No dia seguinte ao que fui lá criei o Instagram e comecei a entrar em contato com a população. Ninguém sabia o que ia ser, ou seja, não houve debate", completa.


Eddie acrescenta que realizou uma denúncia no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). "A gente está se mobilizando, principalmente porque é uma agressão ao meio ambiente. Jaboatão tem um histórico de avançar muito em cima da praia. Já agrediram demais a praia", afirmou o jovem. Quem concorda com Eddie é o empresário Rhammans Costa, de 33 anos, que é morador do bairro. Segundo ele, a área é de proteção ambiental e não deveria haver obra. "Esta área é protegida. A gente tem a zona de proteção ambiental do Rio Jaboatão, e também por ser local de desova das tartarugas marinhas. Esta execução fere leis e claramente liga nada a canto nenhum", completou.

Wellington Mauro é dono de um hotel e trabalha há mais de 30 anos na área em frente à pista. Para ele, a construção é positiva porque, ao lado da nova via há um terreno desocupado que, segundo o comerciante, é ponto de prostituição e tráfico de drogas. "A prefeitura diz que isto será um acesso provisório, só que deu uma melhorada para a população. Esta área é ponto de droga, de prostituição, não tem iluminação adequada. A gente tem assalto aqui toda semana. Se realmente for construída a via, a gente vai ter fluxo de carro, ia inibir as pessoas de assaltarem", relata.

O também comerciante Ronaldo Nunes, de 24 anos, que é vendedor na praia de Barra de Jangada há mais de oito anos diz que a pista aumentou a quantidade de clientes e que a obra não interfere na desova das tartarugas marinhas. "A gente teve uma melhoria de 80% no fluxo. Depois do óleo, caiu nosso movimento. Faz anos que trabalho aqui e nunca vi a tartaruga desovar lá em cima. Ela desova aqui embaixo e, quando a gente vê o buraco dela, que a gente já conhece, a gente liga para a prefeitura. Eles vêm e fazem o isolamento. A gente tem muito respeito por elas", completa Ronaldo. Os vestígios de petróleo cru foram encontradas em diversas praias do Nordeste e chegaram à praia de Barra de Jangada em outubro do ano passado

Resposta da prefeitura de Jaboatão

O argumento utilizado por Ronaldo é o mesmo dado pela Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes, quando questionada pela reportagem sobre o perigo que a via representa às tartarugas. "Esta área (da nova pista) está no nosso cadastro como a continuação da Avenida Bernardo Vieira de Melo. Inclusive, já havia sido pedido para a gente retirasse da área a placa, porque é um terreno privado. A gente colocou próximo à avenida antigamente, para dar mais visibilidade de que ali havia desova das tartarugas. O local onde acontece a desova é mais perto do mar, onde está a primeira placa. A pista é provisória e não afetará as tartarugas", garantiu o secretário de meio ambiente do município, Isaac Azoubel.

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes se pronunciou por meio de uma nota. Nela, a gestão municipal explica que se trata de uma área onde há tráfico de drogas, assaltos e exploração da prostituição infantil e que, por isto, foi realizado o acesso à praia "para que viaturas policiais possam circular e, dessa forma, inibir a criminalidade". Apesar do que disse o órgão, a reportagem do JC esteve no local, na manhã desta segunda-feira (13), e flagrou outros veículos utilizando a nova via. A prefeitura, também na nota, acrescentou que o trecho não será asfaltado e que "a gestão municipal tem total compromisso com o meio ambiente".

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Abertura de pista de areia na praia de Barra de Jangada - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Placa na praia, perto da via, avisa que naquela região feita a desova de tartarugas marinhas - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A abertura da pista divide opinião dos moradores e comerciantes do local - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Veículos transitam pela pista ao lado da areia da praia - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A Prefeitura de Jaboatão alega que via é continuação da Avenida Bernardo Vieira de Melo - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O órgão também diz que a pista é provisória e que não afeta a desova de tartarugas - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Últimas notícias