DOIS UNIDOS

Deslizamento que matou 7 em Dois Unidos teria sido provocado por ligação clandestina, diz laudo preliminar

Estudos ainda são iniciais e não apontam culpados

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/01/2020 às 17:46
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Estudos ainda são iniciais e não apontam culpados - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

O Governo de Pernambuco divulgou, na tarde desta sexta-feira (31), o laudo preliminar dos estudos que investigam as causas do deslizamento de terra que matou sete pessoas, em dezembro, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. O parecer informa que foram identificadas ligações clandestinas ao longo da tubulação rompida e a presença significativa de água no solo. 

>>> Deslizamento que matou 7 pessoas em Dois Unidos permanece sem culpado

>>> 'Estava dormindo quando senti aquilo me empurrar', diz sobrevivente de deslizamento no Recife

O laudo foi feito por empresas contratadas para realizar os estudos e ainda não é definitivo. De acordo com o comunicado emitido pelo governo estadual, os técnicos deixaram claro que para chegar a uma conclusão definitiva, é necessário um aprofundamento das análises com a realização de 18 ensaios geotécnicos e geológicos, em conformidade com os padrões da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). 

Independente do resultado final do laudo, o governo afirma que está em contato com as famílias das vítimas do acidente, prestando assistência psicológica, ajuda financeira mensal e a viabilização de novas moradias. Os valores da ajuda financeira variam de acordo com a necessidade das famílias. 

Familiares das vítimas, que moram no entorno das duas casas atingidas e convivem diariamente com a cena da tragédia, relatam que a terra veio abaixo depois de um cano vazar água por baixo da encosta. 

Investimento em manutenção e melhorias 

As áreas de risco dos morros do Recife estão recebendo um investimento de R$ 38 milhões na manutenção e melhoria da rede de abastecimento, segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A promessa da Compesa é de ampliar esse trabalho em 2020, contando com mais recursos para toda a Região Metropolitana. 

Últimas notícias