FOLIA

Turistas dão as dicas de blocos para seguir em Olinda

Eu Acho é Pouco, Mangue Beat, Patusco e As Sambadeiras são alguns blocos que os visitantes vão acompanhar em Olinda no Carnaval

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 01/03/2019 às 22:00
Foto: Felipe Ribeiro /  JC Imagem
Eu Acho é Pouco, Mangue Beat, Patusco e As Sambadeiras são alguns blocos que os visitantes vão acompanhar em Olinda no Carnaval - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem
Leitura:

Os sotaques estão por toda parte no Sítio Histórico de Olinda. Basta uma circulada rápida para ouvir gente de vários cantos do Brasil e do mundo. A Cidade Patrimônio da Humanidade é o endereço, até a Quarta-feira de Cinzas, de foliões estrangeiros que chegaram em busca da diversidade, da irreverência e da alegria que enchem ruas e ladeiras durante o Carnaval. Quem já é veterano tem, na ponta da língua, os blocos que não vai perder de jeito nenhum. Os estreantes arriscam palpites de roteiros a partir das dicas daqueles que curtem a folia olindense há mais tempo.

O pesquisador catarinense Felipe Machado, 27 anos, encara o quarto Carnaval no Estado. Está hospedado com mais 29 pessoas em um dos casarões da Rua do Amparo. O grupo é formado por pessoas de Pernambuco, Rio de Janeiro e Piauí. Felipe é o único de Santa Catarina. “É uma festa incrível, única, em que todos brincam juntos. Não quero perder o Eu acho é Pouco e As Sambadeiras”, diz Felipe. A casa dele, batizada de Os cuceteiros, é uma referência a uma flor fictícia criada pelos moradores temporários.

O Eu Acho é Pouco, neste sábado, vai sair de manhã, diferentemente de outros anos, quando a farra era à tarde. A turma vermelha e amarela estará reunida a partir das 8h na frente da sede da agremiação, na Rua de São Bento. Orquestra, batucada e dragão partirão às 9h. O itinerário não está definido. Portanto, é bom chegar cedo para não perder o bloco. Já As Sambadeiras estarão domingo (3) e terça-feira (5) às 10h na Ladeira da Misericórdia.

A estudante piauiense Luzia Valadares, 21, ouviu falar de um bloco que os integrantes se melam de lama. É o Mangue Beat (ou Bloco da Lama). Cobertos de argila, os seguidores da agremiação se encontram na frente do Mosteiro de São Bento, sábado, também às 9h. “Amigos da faculdade vieram outros anos e voltaram encantados com a festa de Olinda. Resolvi experimentar”, comenta Luiza.

Na Rua de São Bento, o estudante sergipano Joaquim Pacheco Neto, 24, alugou uma casa, a Pituscopal, com mais 30 pessoas. Ontem ele estava com amigos da Bahia e do Piauí. “Vários amigos disseram que o Carnaval de Olinda é a minha cara, tem a minha vibe. Como gosto de festa na rua, aberta, acho que estou no lugar certo”, aposta o rapaz.

Os cariocas Rafael Louzada, 33, Phillipi Sampaio, 30, Rafael Souza, 36, e Bruno Sagat, 38, chegaram na cidade há quatro dias. Ficarão até a Quarta-feira de Cinzas e depois seguirão para as praias de Porto de Galinhas e Tamandaré, no Litoral Sul. Estão num casarão na Rua Bertioga.

“Já passamos o Carnaval em outros lugares. Olinda tem uma festa mais tradicional, na rua. É nossa estreia”, conta Rafael Louzada. Eles planejam acompanhar o Patusco. Clássicos do samba são o mote do arrastão que o bloco promove domingo, 9h, na Rua do Amparo.

RECIFE

Para quem pretende curtir o Carnaval na capital pernambucana e tem fôlego além do Galo da Madrugada, vale estar sábado à noite no Marco Zero, Bairro do Recife. A programação começa às 20h com uma apresentação conjunta de Lula Queiroga, Pedro Luiz, Roberta Sá e Marcelo Jeneci.

Em seguida, às 21h50, haverá show de Fafá de Belém. Na sequência, às 23h10, a folia será comandada conjuntamente por André Rio, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda e Som da Terra. Para encerrar, Paralamas do Sucesso, que inicia o show já na madrugada de domingo, às 0h50.

Na Praça do Arsenal, destaque para Geraldo Azevedo (22h40). A homenageada do Recife, Gerlane Lops, estará na Rua da Moeda (22h).

PROGRAME-SE

Olinda

Polo Carmo
15h - Família salu
16h - Zinho e Paulina
17h - Samba de Erasto
18h - Luciano Padilha
19h - Boa Hora
20h - Positividade
21h - Devotos
22h - Capim Santo

Polo Varadouro
16h - Afoxé ogbon obá
16h40 - Maracatu Bate Livre Batucada Badia
17h20 - Batá Kossô
18h - Maracatu Nação Camaleão
18h40 - Grupo Afro Senzala
19h20 - Afoxé Afefe Lagbará

Polo Guadalupe
17h - Coco de Ogan
18h - Coco de Cocar
19h - Coco de Nininha
20h - Afro Ara Ylê
21h - Coco de Seu Mané
22h - Pablo Mesquita

Polo Alto da Sé
14h - Patusco
16h - Preto Velho

Recife

Marco Zero
20h - Lula Queiroga - Pedro luiz - Roberta Sá - Marcelo Jeneci
21h50 - Fafá de Belem
23h10 - André Rio, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda e Som da terra
0h50 - Paralamas do Sucesso

Últimas notícias