FOLIA

Carnaval de Olinda 2020 terá decoração intergalática e criaturas de outra dimensão; veja programação

Em 2020, a Festa de Momo na Marim dos Caetés deve receber mais de 3,7 milhões de pessoas e terá como tema 'O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo'

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 30/01/2020 às 10:15
Foto: Margarida Azevedo/JC
Em 2020, a Festa de Momo na Marim dos Caetés deve receber mais de 3,7 milhões de pessoas e terá como tema 'O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo' - FOTO: Foto: Margarida Azevedo/JC
Leitura:

A decoração do Carnaval de Olinda 2020 será inspirada em elementos intergaláticos, isso porque o tema deste ano será "O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo". Para este ano, a prefeitura espera mais de 3,7 milhões de pessoas nas ladeiras da Marim dos Caetés durante o período de Momo. O número é cerca de 10% maior que 2019, quando 3,4 milhões de foliões foram se divertir em Olinda.

>> 'Eu já escuto os teus sinais'. Veja programação do Carnaval 2020 no Recife e Olinda

>> Otto, Paralamas do Sucesso e Spok animam polos no Carnaval de Olinda 2020 

Para enfeitar a cidade nos dias da festa, a prefeitura vai espalhar pelo município personagens que remetem a criaturas de outra dimensão que unirão o universo lúdico e a cultura local. No Palácio dos Governadores, sede da prefeitura, a Sereia Foliã, a Fada Percussionista, o Astronauta Caboclo de Lança, o Unicórnio Passista, o Extraterrestre Manguebeat e o Alien Papangu estarão reunidos para decorar a fachada do prédio, localizado no Sítio Histórico.

» Confira programação oficial do Carnaval do Recife 2020

» Confira a programação oficial de prévias do Carnaval do Recife 2020

A abertura oficial do Carnaval de Olinda 2020 será na quinta-feira, 20 de fevereiro, às 18h, com um cortejo do Homem da Meia-Noite, que vai se concentrar em frente à prefeitura e, em seguida, irá para Praça do Carmo, onde haverá uma apresentação do grupo A Cocada e da Orquestra Henrique Dias com artistas locais. Marrom Brasileiro e Alceu Valença também animam a festa com suas músicas.

A folia termina na ingrata Quarta-Feira de Cinzas, 26 de fevereiro, com apresentações de Flaira Ferro, do Grupo Afonjá, da Bateria Cabulosa, do Grupo Bongar, Lenine e Nação Zumbi, que encerra a festa com seu projeto Troça Elétrica, no qual canta com convidados.

>> Veja o encontro do sagrado com o profano no Carnaval de Olinda

Polos de folia

Quem não for ao Sítio Histórico para aproveitar a festa no Polo Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo, poderá aproveitar a festa em outros oito polos espalhados pela cidade. De acordo com a prefeitura, haverá atrações, sempre a partir das 16h, nos polos Aurinha do Coco, em Guadalupe; Mestre Afonso, no Varadouro; Polo Rio Doce; Polo Xambá; Polo Mercado da Ribeira; Polo da Casa da Rabeca; Polo Aladin Oyó.

Para as crianças, será montado um polo infantil no Sítio de Seus Reis. No Clube Atlântico, os filhos dos ambulantes que irão trabalhar no Carnaval de Olinda serão acolhidos em um polo feito especialmente para eles.

>> Veja polos descentralizados e algumas atrações do Carnaval do Recife 2020

A programação de cada polo será divulgada somente na semana pré-carnavalesca, mas algumas atrações, como Otto, Paralamas do Sucesso, Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda e Cordel do Fogo Encantado, já estão confirmadas.

A Folia de Momo de 2020 em Olinda também vai contar mais de 400 orquestras itinerantes, que animarão os bairros da cidade durante o período. Além disso, mais de dois mil blocos devem animar a festa na Marim dos Caetés.

>> Site mapeia orquestras de frevo no Recife e em Olinda para o Carnaval 2020

Homenageados

Os artistas homenageados no Carnaval de Olinda 2020 serão escolhidos em votação popular. A consulta está programada para ser feita ao longo da próxima semana com uma lista que inclui dez pessoas representativas para a cidade. De acordo com a prefeitura, a votação terá duas categorias, artistas vivos e in memorian. O resultado da consulta popular será divulgado no dia 10 de fevereiro de 2020.

Veja a lista dos candidatos:

Vivos

Peneira: dono do famoso Bar do Peneira, localizado nos Quatro Cantos de Olinda
Dona Aurina: olindense e tocadora de Coco Raiz
Ivo de Xambá: babalorixá responsável por manter os rituais e tradições religiosas da Nação Xambá
Carlos Ivan: carnavalesco olindense, que coordenou as fantasias da Pitombeira dos Quatro Cantos por mais de 20 anos

In Memorian

Marieta Borges: ex-secretária de governo de Olinda, historiadora, educadora e poestisa que trabalhou ao lado de Dom Helder Câmara
José Carlos Viana: pintor, desenhista e gravador
Agenor do Estandarte: olindense, ele foi por quase 40 anos porta estandare da Pitombeira dos Quatro Cantos
Byll de Olinda: artista plástico
Pedro Paulo: carnavalesco fundador do Bloco O Cachorro Teimoso

Últimas notícias