Folia

Alceu Valença comanda homenagens ao Dia do Frevo no Recife Antigo

Com programação especial no Cais do Sertão, Dia do Frevo foi comemorado com desfile de bonecos gigantes

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 09/02/2020 às 20:30
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
O cantor pernambucano promete trazer sucessos como 'Morena Tropicana', 'La Belle de Jour' e 'Girassol' - FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

O hall do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, ficou pequeno da tarde para a noite deste domingo (9), Dia do Frevo, diante da grandiosidade das figuras que passaram por lá no fechamento do festival Bora Pernambucar no Carnaval, que por quatro dias misturou música, gastronomia, moda, cultura popular e mais um sem-número de atividades e produtos com o DNA genuinamente pernambucano. Apenas no domingo, o Homem da Meia-Noite encontrou-se com os primeiros bonecos gigantes do Brasil, Zé Pereira e Vitalina, que vieram de Belém do São Francisco, no Sertão do Estado, apenas para visitar o “primo” olindense. Depois dessa reunião, o encerramento da festa só poderia ficar sob o comando de outro gigante dessa terra: Alceu Valença.

>> Blocos líricos eternizam frevos em mais uma Aurora dos Carnavais

>> Confira tudo sobre o desfile dos bonecos gigantes de Olinda no Carnaval 2020

Para celebrar o dia do ritmo que foi influenciado pela capoeira e é uma fusão de vários ritmos e estilos musicais, como a marcha e o maxixe, o Paço do Frevo que, inclusive, comemorou seis anos hoje (9 de fevereiro), com uma programação especial com o Maestro Spok e seus convidados. A tarde calorosa deste domingo também contou com a 21ª edição do Aurora dos Carnavais, tradicional encontro dos blocos líricos que acontece todos os anos à beira do rio Capibaribe. Neste ano, o evento reuniu 26 blocos. Entre eles, o homenageado do carnaval do ano, Bloco das Flores. 

A programação do último dia do Bora Pernambucar no Carnaval para celebrar o Dia do Frevo promoveu o encontro dos mais importantes bonecos gigantes do Estado, além de homenagear as La Ursas do município de São Caetano, terá a apresentação da Orquestra Malassombro convidando Isadora Melo, Rogério Rangel e Vinícius Barros.  Alceu Valença fechou a noite em grande estilo. 

O secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Novaes, afirmou que a intenção do Bora Pernambucar no Carnaval é para incentivar o intercâmbio cultural com o objetivo de promover o turismo interno do Estado. "Esse evento de hoje também tem o objetivo de poder despertar e animar as pessoas da Região Metropolitana do Recife a conhecerem um tanto da cultura do interior. Temos a dimensão territorial de um país, é quase o tamanho de Portugal. É importante que as pessoas que moram na capital visitem o Sertão, a Zona da Mata e o Agreste, para que possamos gerar renda e diminuir as desigualdades sociais e regionais", Rodrigo informou, ainda, que, além dos polos principais de Recife e Olinda, são mais de 60 polos espalhados no Estado. "É importante que todos conheçam, valorizem e que a gente possa, através do carnaval e das nossas festividades, das nossas tradições, promover cidadania e gerar emprego e renda". 

>> Recife elege rei e rainha do Carnaval 2020

A costureira Erivoneide Barbosa de São Caetano, estava no Recife Antigo com o filho de 3 anos, que brinca de La Ursa desde os 2, para prestigiar a apresentação das La Ursas de São Caetano. "Desde os dois aninhos ele gosta muito e eu não incentivo, ele gosta mesmo. É importante que ele participe dessas manifestações culturais e estamos aqui representando São Caetano no festival das La Ursas". 

Já a secretária Edvânia Lima, foi para o Cais do Sertão comemorar o Dia do Frevo com toda a família, e a filha Letícia, fã de Alceu Valença. "Estou muito feliz. Eu e a minha filha, além de prestigiar o dia, somos fãs de Alceu Valença. Ela está aqui porque quer ver ele de perto. Eu a trouxe para prestar uma grande homenagem a ela e prestigiar o Dia do Frevo", contou. 

Últimas notícias