Aurora dos Carnavais

Blocos líricos eternizam frevos em mais um Aurora dos Carnavais

Perpetuando a tradição, foliões saudaram a multidão com suas vestimentas coloridas e sorrisos no rosto no Aurora dos Carnavais

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 09/02/2020 às 18:33
Brenda Alcântara/JC Imagem
Perpetuando a tradição, foliões saudaram a multidão com suas vestimentas coloridas e sorrisos no rosto no Aurora dos Carnavais - FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

Como um despertar pra folia de Pernambuco, blocos líricos entoaram os frevos de antigamente na 21ª edição do Aurora dos Carnavais, realizado no final da tarde deste domingo (9), na Rua da Aurora, em Santo Amaro, Centro do Recife. E foi tão lindo ver foliões de outrora, saudando a multidão, com suas vestimentas coloridas e sorrisos no rosto, perpetuando a tradição carnavalesca do Estado! No tradicional encontro dos blocos que acontece todos os anos à beira do rio Capibaribe, ao todo, 26 blocos se apresentaram, entre eles, o Bloco das Flores, homenageado do carnaval deste ano. Já no bairro do Recife, foi realizado o Dia do Frevo, comemorado com uma programação especial no Recife Antigo.

>> Aurora dos Carnavais leva lirismo à Rua da Aurora neste domingo

>> Dia do Frevo é comemorado com programação especial no Recife Antigo

Em clima de família, o cortejo da Aurora dos Carnavais saiu do monumento Tortura Nunca Mais até o palco montado na altura do Banco Central. A programação incluiu apresentações da Orquestra Coral Evocações, com regência do maestro Barbosa e da maestrina Ana Silva, além de show de Paulo da Hora, Coral Talto do Frevo e Coral Edgar Moraes. O segundo homenageado do Carnaval do Recife, Maestro Edson Rodrigues, se apresentou junto ao Bloco Cordas e Retalhos.

A reportagem do JC foi ao encontro para conferir a comemoração. A aposentada Juraci Pereira, de 67 anos, que participa do bloco Em Poesia, avaliou o encontro como "excelente para pessoas como nós" da terceira idade. "Não é para ficar aposentada em casa, tem que procurar alguma coisa para fazer, alguma atividade física. A gente faz o bloco lírico com amor e é uma diversão que temos todo ano durante esse período. A gente sai várias vezes, somos convidadas, é muito gostoso", estimulou. Entusiasmada, Juraci ainda disse que "cansativo era quando eu tinha que trabalhar", ela trabalhava como ambulante e faça chuva ou sol, saía de casa de madrugada. "Mas para sair para um bloco gostoso desse, é só alegria. A gente não sente cansaço, enfado, nada. E essa organização é excelente", completou. 

>> Frevo, Homem da Meia Noite, Galo da Madrugada e muito mais. Conheça as sete maravilhas do Carnaval de Pernambuco

>> Confira tudo sobre o desfile dos bonecos gigantes de Olinda no Carnaval 2020

Fátima Simplício, de 55 anos, participa do bloco lírico Flores do Paulista há três anos e ressaltou que o que chama atenção no bloco é que "traz essa paz". "O lirismo todinho chama atenção. Ele pede paz e tranquilidade, é para a família mesmo. Deveria ser chamado bloco das famílias, porque traz toda a família para brincar com a gente". 

Últimas notícias