CARNAVAL 2020

Ivo de Xambá e Byll de Olinda são homenageados do Carnaval 2020 de Olinda

Os dois homenageados foram escolhidos por votação popular

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 10/02/2020 às 13:46
Foto: Divulgação
Os dois homenageados foram escolhidos por votação popular - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O babalorixá Ivo de Xambá e o artista plástico Byll de Olinda (in memorian) foram escolhidos em votação popular e são os homenageados do Carnaval 2020 de Olinda. A votação começou no dia 3 de fevereiro, com dez nomes que contribuíram para a construção da cultura olindense, e teve o resultado divulgado nesta segunda-feira (10), na Praça do Carmo. 

>>> Carnaval de Olinda 2020 terá decoração intergalática e criaturas de outra dimensão; veja programação

>>> 'Eu já escuto os teus sinais'. Veja programação do Carnaval 2020 no Recife e Olinda

Ivo de Xambá recebeu 1.444 votos e foi o primeiro a receber a placa comemorativa. O babalorixá é um dos responsáveis por manter as tradições religiosas da Nação Xambá e, em seu discurso de agradecimento, dividiu a honra da homenagem com toda a comunidade negra. “É de toda comunidade negra, é essa força que está representada aqui”, afirmou. 

Byll de Olinda faleceu em 2019. A filha do artista plástico, Olinda Aguiar, representou o pai e recebeu a placa de homenagem. “O meu nome é uma homenagem que ele fez para essa cidade. Uma prova de amor que a cidade agora retribui”, disse. 

A votação popular passou por vários locais de Olinda, em uma parceria entre a Prefeitura da cidade e a Rede Globo. “Estamos falando de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e são dez pessoas que representaram e representarão bem este legado. Os vencedores estão de parabéns”, destacou Professor Lupércio (SD), prefeito de Olinda. 

Polos de folia

O Carnaval de Olinda 2020 vai contar com nove polos espalhados pela cidade para garantir a alegria de todos os foliões. Quem não for à Praça do Carmo, no Sítio Histórico para aproveitar a festa no Polo Erasto Vasconcelos poderá curtir as atrações, sempre a partir das 16h, nos polos Aurinha do Coco, em Guadalupe; Mestre Afonso, no Varadouro; Polo Rio Doce; Polo Xambá; Polo Mercado da Ribeira; Polo da Casa da Rabeca; Polo Alafin Oyó.

Segundo a prefeitura, a programação de cada polo será divulgada somente na semana pré-carnavalesca, mas algumas atrações, como Otto, Paralamas do Sucesso, Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda e Cordel do Fogo Encantado, já estão confirmadas.

>> Veja polos descentralizados e algumas atrações do Carnaval do Recife 2020

A Folia de Momo em Olinda também vai contar mais de 400 orquestras itinerantes, que animarão os bairros da cidade durante o período. Além disso, mais de dois mil blocos devem animar o carnaval na Marim dos Caetés.

Para as crianças, será montado um polo infantil no Sítio de Seus Reis. No Clube Atlântico, os filhos dos ambulantes que irão trabalhar no Carnaval de Olinda serão acolhidos em um polo feito especialmente para eles.

'Carnaval de outro mundo'

A decoração do Carnaval de Olinda 2020 será inspirada em elementos intergaláticos, isso porque o tema deste ano será "O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo". Para este ano, a prefeitura espera mais de 3,7 milhões de pessoas nas ladeiras da Marim dos Caetés durante o período de Momo. O número é cerca de 10% maior que 2019, quando 3,4 milhões de foliões foram se divertir em Olinda.

Para enfeitar a cidade nos dias da festa, a prefeitura vai espalhar pelo município personagens que remetem a criaturas de outra dimensão que unirão o universo lúdico e a cultura local. No Palácio dos Governadores, sede da prefeitura, a Sereia Foliã, a Fada Percussionista, o Astronauta Caboclo de Lança, o Unicórnio Passista, o Extraterrestre Manguebeat e o Alien Papangu estarão reunidos para decorar a fachada do prédio, localizado no Sítio Histórico.

» Confira programação oficial do Carnaval do Recife 2020

» Confira a programação oficial de prévias do Carnaval do Recife 2020

A abertura oficial do Carnaval de Olinda 2020 será na quinta-feira, 20 de fevereiro, às 18h, com um cortejo do Homem da Meia-Noite, que vai se concentrar em frente à prefeitura e, em seguida, irá para Praça do Carmo, onde haverá uma apresentação do grupo A Cocada e da Orquestra Henrique Dias com artistas locais. Marrom Brasileiro e Alceu Valença também animam a festa com suas músicas.

A folia termina na ingrata Quarta-Feira de Cinzas, 26 de fevereiro, com apresentações de Flaira Ferro, do Grupo Afonjá, da Bateria Cabulosa, do Grupo Bongar, Lenine e Nação Zumbi, que encerra a festa com seu projeto Troça Elétrica, no qual canta com convidados.

Últimas notícias