Carnaval

Veja como serão os esquemas de segurança, mobilidade e outros serviços no Carnaval 2020 em Olinda

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17), a Prefeitura de Olinda divulgou os serviços para o Carnaval 2020

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 17/02/2020 às 13:28
Foto: Yacy Ribeiro/JC Imagem
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17), a Prefeitura de Olinda divulgou os serviços para o Carnaval 2020 - FOTO: Foto: Yacy Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura de Olinda divulgou o esquema de segurança e outros serviços entre o Sábado de Zé Pereira (22) e a Quarta-feira de Cinzas (26) no Sítio Histórico de Olinda. Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (17), no Palácio dos Governadores, em Olinda, durante coletiva de imprensa sobre os serviços da festa de Momo 2020.

>> Veja como irá funcionar o Expresso da Folia no Carnaval 2020 do Recife e Olinda

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), serão 7.262 lançamentos de agentes da segurança pública nos dias de festa em Olinda, em que  4.892 correspondem à Policia Militar, 1.501 Polícia Civil e 869 do Corpo de Bombeiros. A cidade terá videomonitoramento realizado com 16 câmeras da SDS e outras 12 que monitoram a área do Varadouro, um dos principais acessos ao Sítio Histórico. A Central de Videomonitoramento funcionará 24 horas por dia. Este ano, a prefeitura de Olinda contará com 60 guardas municipais diariamente. Dois drones serão utilizados no patrulhamento aéreo, registrando imagens e repassando informações, via rádio.

"A Polícia Militar teve uma atenção especial com o Carnaval este ano e nós temos notícias que, só aqui no Sítio Histórico, há um incremento de aproximadamente mil policiais militares, que vai fazer com que o folião tenha muito mais tranquilidade e segurança. O comando da Ciatur anunciou que os policiais militares estarão à disposição do planejamento de segurança do Carnaval e, desta forma, se juntam a eles também lançamentos que vamos fazer com os guardas municipais", explica o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto.

Seis plataformas da Ciatur serão instaladas no Largo do Amparo, Quatro Cantos, Largo do Bonfim, Esquina da Rua 27 de Janeiro com Rua Prudente de Morais, Praça Monsenhor Fabrício e Praça do Carmo. Quem encontrar objetos perdidos, poderá entregar a qualquer guarda municipal ou policial militar na Base Móvel de Monitoramento, no Posto de Apoio ao Turista, que fica no Alto da Sé, ou na Secretaria de Segurança Urbana de Olinda, que fica na Avenida Santos Dumont, no Varadouro. Quem perder documentos ou pertences poderá consultar por meio do número 3429.2947, pelo site da Prefeitura de Olinda ou através do WhatsApp (81). 98979.0054. 

Na secretaria também será possível registrar boletins de ocorrência, se houver furto. Nos casos de assaltos e outros crimes, a pessoa deve se dirigir à Central de Flagrantes, na Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo ou à Delegacia de Plantão do Varadouro, na Avenida Olinda. "A gente praticamente já inicia o Carnaval em setembro, que é como se fosse um estágio para a gente. Estamos preparados. Vamos estar com a segurança reforçada. A expectativa é superar os quatro milhões de foliões. É o Carnaval mais conhecido do mundo inteiro", relatou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, no evento.

Mobilidade

Após muita polêmica e informações desencontradas, a Prefeitura de Olinda resolveu permitir que os motoristas de transporte por aplicativo, como Uber e 99, acessem o polo de folia da Cidade no Carnaval 2020. Os motoristas de aplicativo vão poder passar pela barreira montada na Avenida Olinda, mas só poderão seguir até o posto de gasolina nas proximidades da delegacia do Varadouro. De lá, terão que retornar no sentido Recife.

Em 2020, portanto, o usuário do transporte de aplicativo terá uma estrutura muito mais simples. Apenas um ponto de embarque e desembarque será montado. Ele ficará localizado em frente ao Hotel Colonial, na Avenida Presidente Kennedy, no trevo de retorno à Avenida Olinda, sentido Recife. Em anos anteriores eles podiam seguir pela Avenida Sigismundo Gonçalves, fazendo retorno na Praça do Jacaré. Em 2019, por exemplo, empresas também montaram lounges para os passageiros com wi-fi grátis e lugar para descanso na Praça do Carmo e no Hospital do Tricentenário.

"Ano passado foram muitos carros, o que fez com que o trânsito ficasse travado. Os motoristas até chegaram a questionar, porque ficaram presos e não fizeram o percurso completo da viagem", declarou o secretário de Transportes e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro.

No caso dos táxis, os veículos terão acesso para embarque e desembarque de passageiros até a Praça do Carmo. Os três pontos de táxis disponíveis ficarão na Avenida Presidente Kennedy, no Carmo e na Rua do Sol. Os foliões que desejam ir com seu próprio veículo podem contar com dois estacionamentos: um no Centro de Convenções de Olinda e outro no Shopping Patteo Olinda. Do dia 22 ao dia 25 de fevereiro o estacionamento legal no Shopping Patteo Olinda irá funcionar 24h com mais de duas mil vagas e diária para carros no valor de R$9. Para motos, o custo é de R$6.

A Prefeitura de Olinda fará 29 pontos de bloqueio fixos, que têm início na sexta-feira (21), às 12h. As vias só serão liberadas na quarta-feira (26), também ao meio-dia. Serão dez pontos de bloqueio móveis, com interrupção do trânsito a partir das 14h da sexta (21) e liberação também às 14h da quarta-feira de Cinzas. Serão implantados gradis, na Avenida Presidente Kennedy, no trecho entre a Rua 15 de Novembro e a Travessa do Piza, com foco na segurança dos pedestres. O efetivo será de 80 agentes de trânsito.

As linhas do expresso da folia sairão do Recife e da sua Região Metropolitana para levar os amantes do Carnaval até às ladeiras de Olinda. Veja os locais que contarão com os ônibus e o ponto de desembarque:

Shopping Recife (desembarque na Avenida Olinda)

Shopping RioMar (desembarque na Avenida Olinda)

Shopping Plaza (desembarque na Travessa do Piza)

Shopping Patteo Olinda (desembarque na Praça Doze de Março)

Shopping North Way (desembarque na Praça Doze de Março)

Shopping Camará (desembarque na Travessa do Piza)

Shopping Tacaruna (desembarque na Travessa do Piza)

Circular do Frevo (desembarque na Travessa do Piza)

Estacionamento Legal (desembarque na Avenida Presidente Kennedy)

Saúde

Nos dias de folia, quem precisar de serviços de saúde como suturas, clínica médica e complicações relacionadas ao uso excessivo de álcool e drogas pode buscar a Policlínica João de Barros Barreto, que terá atendimento 24h, na Rua Doutor Justino Gonçalves, no Carmo, próximo ao palco principal. Outra opção 24h é a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Tricentenário, em Bairro Novo. Das 7h às 19h, o folião também será atendido no NTECI, que fica na Rua 15 de Novembro, no Varadouro. Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficarão de prontidão em pontos estratégicos para fazer o atendimento pré-hospitalar. Serão distribuídos mais de mil preservativos, entre femininos e masculinos.

Assistência social de Direitos Humanos

Vão até esta terça-feira (18) as inscrições para os interessados no Camarote da Acessibilidade, que funciona na Praça do Carmo. Para idosos e pessoas com deficiência se cadastrarem, basta apresentar documentos como RG, CPF, atestado com o tipo de deficiência e comprovante de residência. Durante os dias de folia, haverá um serviço de atendimento à mulher vítima de violência, também na Praça do Carmo. O serviço vai de sábado até a terça-feira, das 10h às 22h.

No Clube Atlântico, localizado na Avenida Sigismundo Gonçalves, no bairro do Carmo, terá um espaço de proteção destinado às crianças e adolescentes filhos de barraqueiros. O espaço funciona das 10h às 22h, e contará com cuidadores, sala de vídeo e atividades lúdicas. Para os pequenos que vão curtir as festas em Olinda, serão distribuídas pulseiras de identificação.

Limpeza

Do Sábado de Zé Pereira até a Quarta-feira de Cinzas, a cidade de Olinda terá 300 garis trabalhando na limpeza do Sítio Histórico. Serão utilizados 30 caminhões e seis caminhões-pipa para lavagem diária das ruas. A Prefeitura vai instalar 200 banheiros químicos convencionais, além de módulos sanitários, instalados em containers. Dois mil metros de tapumes serão usados para a proteção de igrejas, monumentos e prédios públicos.

Um grupo de 800 catadores estará nas ruas para recolher o material reciclado. Em 2019, o número era de 300 catadores, que contavam com apenas um ponto de recolhimento. Em 2020, serão dois pontos, sendo um deles na Praça do Carmo, e outro no antigo Cine Duarte Coelho, no Varadouro. Segundo a Prefeitura de Olinda, em apenas dois dias de Carnaval em 2019, mais de cinco milhões de latas foram recolhidas.

Últimas notícias