FOLIA DE MOMO

Enquete: Você aprova a versão do Galo Gigante do Carnaval 2020?

Assim como em 2019, o Galo da Madrugada 2020 está sendo confeccionado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 19/02/2020 às 9:36
Foto: Brenda Alcântara/ JC Imagem
Assim como em 2019, o Galo da Madrugada 2020 está sendo confeccionado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega - FOTO: Foto: Brenda Alcântara/ JC Imagem
Leitura:

O Galo Gigante do Carnaval 2020 ainda não está nem de pé na Ponte Duarte Coelho, Centro do Recife, mas as primeiras imagens de sua montagem já dividiram os foliões quanto à beleza do gigante e várias comparações com os visuais dos anos anteriores. Por isso, o JC quer saber se você aprova a versão 2020 do Galo da Madrugada Gigante.

>> Veja como está a montagem do Galo Gigante do Carnaval 2020

Como já é tradição, o Galo virou a estrela para quem passa pelo Centro do Recife. As pessoas param o que estão fazendo para contemplá-lo, posar para fotos e frevar aos pés do bicho. "Não estou podendo vir para o Galo porque estou tomando remédio, mas assisto pela TV e antigamente eu vinha muito. Todo ano. Esse Galo está maravilhoso, mais bonito que o do ano passado. Chamando mais atenção, mais colorido e mais enfeitado", disse pensionista Maria Luíza Marcolino, 62 anos.

>> Ponte Duarte Coelho é interditada para montagem do Galo Gigante; saiba os ônibus que mudam de itinerário

>> Central do Carnaval 2020 começa a funcionar a partir desta quarta-feira (19) no Recife Antigo

A percepção geral aos pés da alegoria é que o Galo de 2020 foi aprovado. A empregada doméstica Cláudia Conceição, 52 anos, saiu  do bairro de Água Fria, na Zona Norte, e parou para ver. "Está bonito, achei melhor que o do ano passado. Eu venho todo ano, fico na Dantas Barreto mesmo. Estou ansiosa para sábado", disse.

Um Galo diferente todo dia

Assim como em 2019, o Galo da Madrugada 2020 está sendo confeccionado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega. Neste Carnaval, o gigante tem como título "Galo Circense de olho no futuro" e receberá iluminação em LED dia e noite e terá "lantejoulas digitais", monitores que irão expor obras do mundo inteiro e dar uma textura gráfica digital ao rei da festa.

Leia mais: Nas veias do Galo da Madrugada corre sangue pernambucano de Carnaval

Segundo a Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, o folião poderá esperar um galo um pouco diferente a cada dia do Carnaval. "Além dos telões com as obras enviadas, o galo terá fitas em LED que mudam a iluminação ao longo dos dias. Vai ter novidade todos os dias para os foliões", adianta.

Trânsito

Por conta do bloqueio para montagem do gigante, o acesso ao Centro do Recife fica mais difícil. Os veículos que vêm pela Avenida Conde da Boa Vista terão que desviar para a Rua da Aurora. Do outro lado, o acesso pela ponte à Rua do Sol também é bloqueado. Para garantir a nova circulação, 24 agentes e orientadores de trânsito da (CTTU) serão alocados no ponto neste início de operação.

>> Veja a programação do Carnaval do Recife

>> Veja a programação do Carnaval de Olinda

O Grande Recife mudou temporariamente o itinerário dos ônibus que passam pela ponte por causa da montagem do galo gigante. A operação envolve 153 linhas, sendo 100 convencionais, 11 BRTs e 42 bacuraus, que terão pontos de embarque e desembarque diferentes dos habituais. Vinte e quatro pontos de embarque e desembarque de usuários se tornam paradas provisórias implantadas para atender aos passageiros das linhas com mudanças no percurso. A orientação é de que o usuário pegue o ônibus no mesmo ponto em que desceu do coletivo.

Até o sábado (22), outras pontes serão fechadas para a passagem de veículos, com exceção das Limoeiro e Princesa Isabel. A partir da quinta-feira (20), essa última se tornará mão dupla, com duas faixas para cada sentido, livre para carros particulares, transporte por aplicativo, ônibus e táxi. O trânsito no Centro tenderá a piorar com o aumento gradual nos bloqueios. Por isso, a orientação da CTTU é de evitar o uso do carro na área central do Recife. 

Cerca de 30 pessoas vão cuidar da parte estrutural do Galo. Outras 30, ligadas ao artista Leopoldo Nóbrega, que assina o visual, vão vestir o ícone. A produção também é acompanhada por uma equipe da FCCR, pelo Controle Urbano e pela Guarda Municipal, que vai auxiliar na segurança.

Veja artistas e ordem dos trios elétricos no Galo da Madrugada

O cortejo do Galo começa às 9h com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos que este ano percorrem todo o trajeto do bloco contando, de forma lúdica, a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel. O desenho dos carros tem a assinatura do cenógrafo Ary Nóbrega, responsável há 30 anos por essa missão. Clique aqui e confira os artistas e ordem dos trios do Galo da Madrugada.

Últimas notícias