TRANSPORTE PÚBLICO

Veja o esquema montado pelo metrô do Recife para levar você ao Galo da Madrugada 2020

A CBTU espera que cerca de 300 mil foliões usem o modal para curtir a Folia de Momo no sábado (22)

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 20/02/2020 às 10:44
Foto: Yacy Ribeiro/JC Imagem
A CBTU espera que cerca de 300 mil foliões usem o modal para curtir a Folia de Momo no sábado (22) - FOTO: Foto: Yacy Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou, na manhã desta quinta-feira (20), o esquema especial do metrô do Recife para 22 de fevereiro de 2020, Sábado de Zé Pereira, dia do Galo da Madrugada 2020, quando são esperados cerca de 300 mil foliões que utilizarão o metrô para curtir a Festa de Momo.

Segundo a CBTU, na Linha Centro, as estações Recife, Joana Bezerras e Afogados irão funcionar das 5h às 23h. As demais estações funcionarão apenas para o desembarque a partir das 14h às 20h, quando reabrirão para embarque até o encerramento da operação. Ainda de acordo com a CBTU, os intervalo entre trens na Linha Centro serão de cinco minutos e 40 segundos nos horários de pico, tanto na ida quanto na volta.

Já os trens da Linha Sul irão funcionar das 5h às 23h, com intervalo de sete minutos e 30 segundos. Porém, das 14h às 20h, as estações da linha estarão disponível apenas para desembarque dos passageiros. Dentro deste período, os passageiros poderão embarcar nas estações Recife, Joana Bezerra e Largo da Paz. A Linha VLT terá funcionamento das 5h às 20h. Como acontece com a Linha Sul, a linha VLT, a partir das 14h, também funcionará apenas para desembarque.

O gerente de comunicação da CBTU Recife, Salvino Gomes, aconselha que os foliões que usarão o modal na ida e volta do Galo da Madrugada 2020 antecipem a compra dos bilhetes de acesso ao metrô do Recife para evitar atrasos no Sábado de Zé Pereira. "Quando o passageiro estiver indo para o Galo, ele já pode comprar seu bilhete da volta para agilizar e ser mais rápido o retorno para casa", falou.

"Nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados e Prazeres serão vendidos bilhetes de papel para facilitar o embarque e desembarque, mas vale ressaltar que o VEM e as catracas eletrônicas continuarão funcionando", completou.

Para atender possíveis problemas no sistema, todo os maquinistas do metrô do Recife serão acompanhados por um membro da equipe técnica da companhia formada por supervisores de trens, engenheiros e técnicos em manutenção.

Segurança

Assim como em 2019, 1380 câmeras de monitoramento do sistema serão usadas para garantir a segurança dos foliões que usarem o modal. De acordo com a CBTU, as imagens captadas pelas câmeras serão analisadas 24 horas por dia por uma central composta por funcionários do órgão e da Polícia Militar.

Juizado do Folião

Na Estação Recife, os passageiros poderão contar com o Juizado do Folião para resolver problemas e garantir sua segurança e direitos. A força-tarefa é composta por diversos órgãos, como a Secretaria de Defesa Social (SDS) com a Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Tavares Buril (ITB) e Instituto de Criminalística (IC), além do Poder Judiciário e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Últimas notícias