SÍMBOLOS DO RECIFE

Seria o Galo gigante o maior símbolo do Recife? Vote em enquete

Da Área Central à Zona Oeste e também na Zona Sul, a capital pernambucana tem vários vários símbolos

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 21/02/2020 às 15:14
Foto: Tião Siqueira/JC Imagem
Da Área Central à Zona Oeste e também na Zona Sul, a capital pernambucana tem vários vários símbolos - FOTO: Foto: Tião Siqueira/JC Imagem
Leitura:

Quando chega o Carnaval, o Recife fica ainda mais bonito. Começando pelo Galo de pé na Ponte Duarte Coelho, a cidade inteira é tomada por cores e festa. Mas não é apenas nos dias da folia de Momo que um símbolo chama a atenção de quem passa pela cidade. Da Área Central à Zona Oeste e também na Zona Sul, a capital pernambucana tem vários vários símbolos. Difícil é escolher qual é o mais bonito deles. 

 

>> De pé e imponente, Galo da Madrugada é rei no coração do recifense

>> 'Carnaval começa no Galo da Madrugada'. Aprenda a cantar o hino do Galo para o Carnaval 2020

Além do Galo gigante, ícone do Carnaval recifense, o JC destaca também o Marco Zero do Recife, a Torre de Cristal do Parque das Esculturas do artista plástico Francisco Brennand, ambos no bairro do Recife Antigo, a praia de Boa Viagem, na Zona Sul da Cidade e o Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da cidade. 

>> Frevo, Homem da Meia Noite, Galo da Madrugada e muito mais. Conheça as sete maravilhas do Carnaval de Pernambuco

Galo da Madrugada

O Galo gigante é a alegoria do maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada. O recifense espera o ano inteiro para vê-lo erguido na Ponte Duarte Coelho e então começa o debate em torno da polêmica “O Galo deste ano está bonito ou não?”. O que ninguém discorda é que ele é a estrela principal do dias de folia no Recife. 

Marco Zero 

A Praça do Marco Zero é o cenário perfeito para compor as fotos de quem visita o Recife - e de quem mora nele também. Localizada no bairro do Recife, ela fica próxima ao Porto da cidade e abriga o Marco Zero, onde são marcadas todas as distâncias oficiais do Estado. No Km 0 é onde se lê "deste marco partem as distâncias para todas as terras de Pernambuco".  

>> Emicida, Cordel do Fogo Encantado e Monobloco. Veja programação dos polos dos bairros do Carnaval do Recife 2020

Torre de Cristal 

Oficialmente nomeada de Torre de Cristal, a escultura de 32 metros, feita de cerâmica e bronze pelo artista Francisco Brennand, é popularmente conhecida por outros termos. A obra de arte é inspirada em uma flor descoberta por Burle Marx, assim como várias outras obras de cerâmica de Brennand, que também compõem o Parque das Esculturas, no estuário do Porto do Recife, formado pelo Rio Capibaribe. 

Praia de Boa Viagem 

É verdade que os ataques de tubarão deixam em alerta os recifenses e os turistas que frequentam a praia de Boa Viagem, localizada na Zona Sul do Recife. A beleza que a combinação de areia e mar trazem ao perímetro urbano, porém, não são ofuscados por eles. O recifense não perde uma oportunidade de curtir um dia de sol tomando um caldinho de feijão e uma água de coco bem gelada em uma das barracas do local. 

Instituto Ricardo Brennand 

O museu, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife,  possui um deslumbrante castelo e uma área de 30.000 M² de contemplação e arte. A visita no local passa por uma pinacoteca, galeria, Museu de Armas, Restaurante Castelos e a Capela de Nossa Senhora das Graças.  Criado pelo pernambucano Ricardo Brennand, o museu e oficina, que leva o mesmo nome do artista, é localizado em um cantinho especial da Várzea. 

Últimas notícias