CARNAVAL 2020

Prefeitura do Recife exalta discurso contra Bolsonaro no balanço do Carnaval 2020

Espetáculo de abertura foi destacado pelas críticas diretas à política nacional

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 26/02/2020 às 15:39
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Espetáculo de abertura foi destacado pelas críticas diretas à política nacional - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife divulgou, na tarde desta quarta-feira (26), o balanço do Carnaval 2020 e deu destaque ao cunho político que a festa carregou, especialmente, no dia da abertura. O espetáculo que marcou a sexta-feira (21) no Marco Zero, comandado por Antonio Nóbrega foi ressaltado pela Prefeitura como “contundente e emocionante, celebrando a cultura e a vocação do Nordeste para a resistência, fazendo críticas diretas à política nacional”. 

>> Veja a repercussão na web da abertura do Carnaval do Recife 2020

De acordo com o balanço, a noite de abertura no Marco Zero teve recorde de público e, 2 milhões de pessoas brincaram o Carnaval nos polos oficiais da cidade. Ao todo foram mais de 2,7 mil apresentações durantes os cinco dias de festa.

O espetáculo apresentado por Antônio Nóbrega na abertura do Carnaval 2020 do Recife teve homenagem a vereadora Marielle Franco, morta em 2018, e críticas à atual situação da cultura no País e ao governo Bolsonaro. Como ele mesmo definiu, o espetáculo passeou do lírico ao político. 

>> Show de abertura do Carnaval do Recife tem críticas a Bolsonaro e exaltação a jornalistas

Durante a apresentação, Nóbrega cantou uma música em homenagem a vereadora do PSOL, intitulada "Quem mandou matar Marielle?", lançada por ele em maio de 2019, em parceria com Wilson Freire. O multiartista também exaltou o povo brasileiro por vencer, com garra, os desafios que "os impulsionam".

Falando de cultura, Antônio Nóbrega destacou que os artistas brasileiros sempre enfrentaram grandes problemas e ataques por parte do governo. Para ele, o Brasil vive a situação "mais preocupante" de toda a história. 

"Há uma guerra aberta com a área de Cultura e ameaça de um retrocesso obscurantista das prioridades de um governo que não aceitou, sequer, Copérnico. Se ele [o governo] não chegou nem a Copérnico, muito mal chegou a Darwin. Aumentam os cortes de gastos sociais, além de cortes em direitos históricos dos trabalhadores, aumentam a deploração da Amazônia e aumentam as ameaças à imprensa. É por isso que esse espetáculo, meus amigos, está dedicado ao povo brasileiro, mas, sobretudo, ao artista e ao jornalista brasileiros", disse Antonio Nóbrega na ocasião.

Prefeito Geraldo Julio classifica Carnaval 2020 como o 'maior da história'

Em entrevista após a coletiva de imprensa que apresentou o balanço do Carnaval 2020 da capital pernambucana, o prefeito Geraldo Julio (PSB) afirmou que a marca que fica da folia deste ano é a de "um Carnaval de muita paz". Ele ainda classificou a festa como a maior da história. "O destaque é de que ficou muito visível a força da cultura da cidade durante todo o carnaval. Foi um Carnaval de muita alegria, as pessoas estavam muito felizes, os artistas estavam muito felizes. Um Carnaval de muita paz também, eu acho que essa é a marca que fica do Carnaval do Recife esse ano. O maior Carnaval da história, mas o Carnaval da cultura, da alegria, da paz. Quero agradecer a todo mundo que participou, meu agradecimento especial à imprensa, ao folião, aos artistas e a todos que trabalharam, da Prefeitura, do governo do Estado, do setor privado. Meu agradecimento pelo belíssimo Carnaval que a gente teve no Recife, que foi também o que ressaltou mais as nossas raízes da cultura. Tenho certeza que a parte da tranquilidade também foi uma marca muito forte e a alegria. Acho que a decoração do Circo trouxe também uma alegria especial para os artistas, no blocos, nos palcos e para o folião", disse. 

Impacto econômico do Carnaval

Os números relacionados ao impacto financeiro do Carnaval ainda não foram calculados e divulgados pela Prefeitura do Recife. Segundo a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, porém, o cálculo é de que o turista gastou em média R$ 300 por dia. "A gente vai apurar quantos turistas chegaram na nossa cidade para chegar a este número, mas a gente sabe que o impacto é muito grande, desde a movimentação do aeroporto, do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), ocupação dos hotéis e na própria cadeia produtiva do turismo - taxistas, hotéis, bares e restaurantes. Toda a economia é movimentada em função do nosso maior evento", disse. 

A secretária também citou dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), indicando que as hospedagens na cidade atingiram 98% de ocupação durante o período carnavalesco. "Um Carnaval para todo mundo, para todos os gostos, todas as idades, democrático e com muita cultura pernambucana. Esse é o diferencial em relação à outras cidades e que atraiu tantos turistas, visitantes e o próprio recifense a aproveitar a festa. A gente está celebrando esses números, um recorde na ocupação hoteleira, além disso alguns hotéis registraram 100% de ocupação.

Marco Zero em cinco dias de folia

A noite de abertura também foi marcada pela presença do Brega pela primeira vez no principal palco do Carnaval da capital pernambucana, com a apresentação de Priscila Senna, atraindo um numeroso público para prestigiar a ascensão da efervescente cena brega da cidade ao palco do Marco Zero.

O palco montado na praça do Marco Zero tinha 19x18 metros de área cênica e 42 metros de fachada frontal. A estrutura montada recebeu 100 toneladas de som e 230 metros de painéis de led, que formaram uma moldura para o palco, em formato de lona de circo, dialogando com a decoração e com o tema da festa.

Até a madrugada desta quarta-feira, mais de 20 grandes atrações nacionais e locais, como Pitty, Mariene de Castro, Paralamas do Sucesso, Lenine, Alceu Valença, Cordel do Fogo Encantado, Revelação, Elba Ramalho, Maestro Forró, Almir Rouche, o homenageado Edson Rodrigues e o DJ 440, que levou sua Terça do Vinil para os intervalos da programação da terça-feira (25), comandaram a festa.

Mantendo a tradição do Carnaval recifense, a programação do Marco Zero acabou com a multidão de acordes do Orquestrão, comandado por Spok, na manhã de hoje, arrastando os mais valentes e inconformados foliões.

Últimas notícias