CUIDADO: ACIDENTES

Quase 75% dos acidentes registrados no Recife em setembro envolveram motos

217 acidentes com vítimas foram registrados em setembro, 161 envolveram motos

Do JC Trânsito
Cadastrado por
Do JC Trânsito
Publicado em 16/10/2015 às 12:41
Ilustração: Bruno de Carvalho/NE10
217 acidentes com vítimas foram registrados em setembro, 161 envolveram motos - FOTO: Ilustração: Bruno de Carvalho/NE10
Leitura:

Motociclistas são a maioria das vítimas de acidentes nas ruas e avenidas do Recife e quase metade dos mortos em ocorrências no Estado. Os dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) referentes ao mês de setembro mostram essa realidade: do total de 217 acidentes com vítimas, 161 envolveram motos, o que representa 74%. Nesse número, estão colisões com carros, que são a maioria dos registros, além de batidas entre motos, atropelamentos ou ocorrências envolvendo os ciclomotores de 50 cilindradas, conhecidos como cinquentinhas (veja gráfico no fim da matéria).

ESPECIAL 

» Filhos da Dor

O JC Trânsito iniciou, no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, o mapeamento dos principais pontos de acidentes com vítimas na capital pernambucana, através do projeto Cuidado: Acidentes. O objetivo é descobrir, ao longo de um ano, o que está sendo feito para melhorar a segurança nesses lugares e dar dicas para motoristas, motociclistas e pedestres. Além das informações repassadas no dia a dia, vamos atualizar o mapa a cada mês, sempre no dia 10, com os dados do relatório da CTTU.

» Saiba onde houve registros até agora:

Você também pode enviar informações sobre acidentes e ajudar a mapear os trechos mais perigosos do Recife. Os nossos canais de comunicação são o Twitter @jctransito, a fanpage no Facebook (facebook.com/JCTransito), o telefone (81) 3413.6544 e o email jctransito@ne10.com.br.

SETEMBRO - Considerando o mês inteiro, não só a partir do dia 25, os bairros onde foram registrados mais acidentes ficam na Zona Sul do Recife: Imbiribeira (18) e Boa Viagem (16). Casa Amarela (12), na Zona Norte, Boa Vista (10), na área central, também se destacam, além de Areias e Madalena, na Zona Oeste, e Ibura, na Zona Sul, onde foram registradas nove ocorrências. Esses dados correspondem aos 217 acidentes com vítimas, mas, além deles, houve 824 sem feridos.

» Veja os números de acidentes no gráfico abaixo (passe o mouse sobre as barras para ver os dados):

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) dá algumas dicas para os motociclistas: respeitar os limites de velocidade; nunca avançar o sinal vermelho; manter o farol ligado mesmo durante o dia; não trafegar "costurando" o trânsito; usar os dois freios, acionando tanto o pedal quanto os manetes; inspecionar itens como a calibragem dos pneus, a corrente de relação e o combustível antes de sair; e usar equipamentos de proteção de boa qualidade, principalmente o capacete. Uma cartilha do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disponível neste link, também ajuda a tirar dúvidas sobre a segurança nas motos.


Últimas notícias