Infrações

Primeiro dia de obrigatoriedade de CNH para cinquentinhas teve 13 apreensões em Pernambuco

Desde agosto de 2015, 27.946 cinquentinhas foram emplacadas

Do JC Trânsito
Cadastrado por
Do JC Trânsito
Publicado em 01/03/2016 às 17:59
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Desde agosto de 2015, 27.946 cinquentinhas foram emplacadas - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Começou nesta terça-feira (1º) a exigência de habilitação para as motos ciclomotores, conhecidas popularmente como cinquentinhas. O Departamento Estadual Trânsito (Detran) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) apreenderam 13 ciclomotores e sete motocicletas.

Desde que o processo de regulamentação dos ciclomotores começou em Pernambuco, em agosto do ano passado, 27.946 cinquentinhas foram emplacadas e mais de 2 mil terminaram apreendidas na Região Metropolitana do Recife.

A fiscalização está exigindo uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A (a mesma exigida para as motos) ou uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Quem não estiver com a documentação está cometendo uma infração considerada gravíssima, sujeito a multa no valor de R$ 574,62. 

Todavia, a procura pela habilitação tem sido baixa. De acordo com o  Detran-PE, até agora nenhuma ACC foi emitida no Estado. Já o número de CNHs na categoria A vem se mantendo alto. Os técnicos do órgão acreditam que a procura pela ACC será pequena porque o motorista vai optar pela habilitação que também atende à condução de motos. Mesmo o Contran tendo reduzido a carga horária para a retirada da ACC em 50% e, consequentemente, o valor do documento, sendo R$ 170.

Últimas notícias