polêmica

Fim de semana de confusão entre motoristas do Uber e taxistas no Recife

Na ocorrência que aconteceu no Recife Antigo, taxistas chamaram um carro que integra o quadro da Uber como se fossem passageiros, mas na realidade era uma forma de o carro ser recolhido pela CTTU

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/04/2016 às 11:55
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na ocorrência que aconteceu no Recife Antigo, taxistas chamaram um carro que integra o quadro da Uber como se fossem passageiros, mas na realidade era uma forma de o carro ser recolhido pela CTTU - FOTO: Foto: Reprodução/Redes Sociais
Leitura:

Fim de semana de confusão envolvendo motoristas ligados ao aplicativo Uber e taxistas no Recife. Desde que o aplicativo chegou ao Recife, há aproximadamente um mês, os ânimos, assim como acontece em outros locais em que ele opera, seguem se acirrando. A empresa permite a cidadãos comuns oferecerem transporte em seus carros particulares, o que é contestado e criticado pelos taxistas. 

Neste fim de semana foram flagrados, até a manhã deste domingo, atritos entre motoristas do Uber e taxistas em vários pontos da cidade, como no Recife Antigo, Boa Viagem e em frente ao McDonald's, localizado na avenida Agamenon Magalhães. Na ocorrência do Recife Antigo, taxistas chamaram um carro que integra o quadro da Uber como se fossem passageiros. Ao chegar, o motorista do aplicativo se deparou um grupo de taxistas e com guardas da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que apreenderam o veículo.

Em nota à imprensa, a Uber considerou inaceitável o uso de violência. "Todo cidadão tem o direito de escolher como quer se mover pela cidade, assim como o direito de trabalhar honestamente. Os motoristas parceiros da Uber oferecem um serviço de transporte individual privado, que é completamente legal de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587). Vale destacar que a justiça brasileira já confirmou diversas vezes que a Uber é legal no Brasil, assim como a comunidade jurídica.A Uber não concorda com apreensões porque o serviço prestado pelo motorista parceiro não só encontra respaldo na legislação Federal mas ainda na própria Constituição Federal. Reforçamos que nossos parceiros têm que ter seus direitos constitucionais de trabalhar (exercício da livre iniciativa e liberdade do exercício profissional) preservados."

VEJA VÍDEO COM O CASO REGISTRADO NO RECIFE ANTIGO:

Nas redes sociais, os outros casos são contados e relatos de taxistas e motoristas são constantes, ora com os primeiros alegando abusos dos taxistas, impedindo que eles trabalhes, ora dos taxistas acusando os motoristas de atuarem de forma ilegal.

Uma das denúncias, de uma usuária no Facebook, relatou agressões de taxistas não só contra motoristas do Uber, mas contra ela, uma passageira que chamou o serviço após sair de um show neste sábado.  Leia na íntegra a postagem: 

Gostaria de fazer uma denúncia acerca de certos acontecimentos ocorridos na manhã de sábado, dia 09/04. Ontem fui para um evento na casa de show Estelita Bar com meu namorado e uma amiga. Resolvemos testar o famoso Uber e para minha surpresa? O serviço é ótimo! Fomos muito bem tratados pelo senhor que nos atendeu, além e usufruir do benefício de uma corrida mais em conta.

Então ao sair do evento pensamos em usar novamente o serviço, assim que o nosso motorista chegou, fomos simplesmente cercados por vários carros de taxistas impedindo que continuássemos no carro, alegando que o serviço era ilegal e o carro estava irregular. Saímos do carro para conversar e fomos tratados de forma TRUCULENTA, VIOLENTA E DESRESPEITOSA! Um dos taxistas me pegou pelo braço e colocou o dedo na minha cara dizendo: Você não sabe com quem está falando! Isso sem eu ter feito nada!

Quando fui para a calçada outro taxista acelerou o carro pra cima de mim, freiando em cima, como forma de ameaça. Fomos tratados de forma agressiva por todo o momento! Ligamos diversas vezes para a polícia, esta que NÃO COMPARECEU AO LOCAL! Os taxistas simplesmente fecharam uma via pública e não deixavam os carros passarem. Minha amiga foi tratada desrespeitosamente por um taxista que a chamou de "PUTINHA" e disse que no carnaval precisávamos deles.

Liguei para o meu pai, que é militar, na chance de conseguir alguma ajuda e mesmo assim a polícia não enviou NENHUMA viatura no local. Ficamos horas sendo AMEAÇADOS VERBALMENTE E FISICAMENTE por estas pessoas e não recebemos NENHUMA ajuda. Quando dissemos que não havia mais ninguém no carro deixaram o motorista do Uber, Maércio, seguir viagem e alguns dos taxistas FUGIRAM DO LOCAL! Além de terem feito vídeos e fotos SEM A NOSSA AUTORIZAÇÃO! Procuramos uma delegacia onde nos foi informado que só poderíamos prestar queixa na segunda feira pois em final de semana e feriados eles não abrem investigações ou fazem intimações para averiguar o caso!

Fomos vítimas de pessoas sem nenhum profissionalismo ou respeito pelo próximo. E isso porque nós estávamos usando um meio de transporte que ESCOLHEMOS PAGAR! Segue abaixo todas as placas dos taxistas envolvidos nas agressões e peço encarecidamente que vocês compartilhem nas redes sociais esta postagem para denunciar o abuso que sofremos! Além de se atentarem a não usarem o serviço destas pessoas!

Iremos procurar novamente a delegacia na segunda feira e vamos também procurar Shoppings e aplicativos nos quais estes podem estar credenciados, pra que outras pessoas não passem pelo que passamos! Nós, cidadãos, temos por direito escolher nossa forma e mobilidade e pagar por um serviço de qualidade e DA NOSSA VONTADE! Por favor COMPARTILHEM E DENUNCIEM EM TODAS AS REDES SOCIAIS PARA QUE ALGO SEJA FEITO!

 

Vemos todos os dias relatos de violência de taxistas contra motoristas do Uber e seus passageiros, simplesmente porque se sentem ameaçados por pessoas prestando um serviço de qualidade e buscando uma forma honesta de trabalho! É inadmissível que isto aconteça, que o cidadão seja obrigado a usar um serviço DE MÁ QUALIDADE E COM "PROFISSIONAIS" DESQUALIFICADOS E DESPREPARADOS PARA LIDAR COM O PRÓXIMO! Fica meu desabafo, minha denúncia e minha angústia! COMPARTILHEM E NOS AJUDEM!!

 

Últimas notícias