protesto

Taxistas realizam carreata no Recife

Os taxistas passaram pelas ruas da zona Norte e Sul, em marcha lenta, até chegarem ao plenário da Câmara Municipal do Recife

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 04/05/2016 às 14:50
Foto: Monitoramento da CTTU
Os taxistas passaram pelas ruas da zona Norte e Sul, em marcha lenta, até chegarem ao plenário da Câmara Municipal do Recife - FOTO: Foto: Monitoramento da CTTU
Leitura:

Integrantes da Frente Táxi Recife realizam uma carreata no início da tarde desta quarta-feira (4). A manifestação antecede a audiência pública marcada no plenário da Câmara Municipal do Recife, às 15h, que vai discutir sobre a operação do aplicativo Uber na cidade. Os taxistas passaram por ruas da zona Norte e Sul, em marcha lenta, até chegarem ao local da audiência.

A carreata partiu de dois lugares, sendo um deles a Avenida Boa Viagem, próximo ao Hospital da Aeronáutica, na zona Sul e o outro o Terminal Integrado da Macaxeira, na zona Norte. De acordo com Fernando Oliveira, membro da Frente Táxi Recife, no último sábado (30) foi realizada uma reunião para decidir os detalhes da carreata.

"Nós tivemos 700 assinaturas, então acredito que cerca de 1000 carros participarão hoje do protesto. 500 vão sair de Boa Viagem e outros 500 da Macaxeira", declarou Fernando. Segundo ele, os taxistas são contra a operação do Uber no Recife. "Já existe uma categoria regulamentada, que são os taxistas, e nós temos que lutar pelo nossos direitos", acrescentou.

O presiente do Sindicato dos Taxistas, Everaldo Menezes, afirmou que não participará da carreata, mas estará presente da audiência pública. Este será o segundo movimento feito por taxistas. O primeiro aconteceu no último dia 28 de março, após uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os motoristas de táxi saíram em carreata da Alepe, em direção à Prefeitura do Recife. 

O debate marcado para a tarde desta quarta envolverá taxistas, integrantes do Uber, representantes das polícias Civil e Militar, do Ministério Público e da Prefeitura do Recife. A reunião foi convocada pelo vereador Luiz Eustáquio, devido aos recentes casos de violência de taxistas contra motoristas do Uber e passageiros.

A Lei Municipal 18.176/2015, que regulariza os softwares destinados à oferta de serviços individuais de transporte remunerado de passageiros no Recife, não trata de aplicativos semelhantes ao Uber. Por enquanto, tem se aplicado a Lei Federal 12.468/2011, que determina que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros”.

Últimas notícias