Zona Sul

Em caráter educativo, Faixa Azul da Avenida Recife começa a funcionar

Com o novo equipamento, Recife passa a contar com 32,7 quilômetros de Faixa Azul

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 18/07/2016 às 10:33
Alexandre Gondim/JC Imagem
Com o novo equipamento, Recife passa a contar com 32,7 quilômetros de Faixa Azul - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

No primeiro dia de funcionamento da Faixa Azul da Avenida Recife, na Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (18), alguns motoristas foram flagrados trafegando pela faixa exclusiva para o transporte coletivo. Além disto, motoristas de ônibus falaram também da presença de carroceiros, que atrapalharam a locomoção na via. Esta é a sexta Faixa Azul inaugurada no Recife e conta com 3,6 quilômetros, somando as duas direções, aumentando a velocidade de 29 linhas de ônibus em aproximadamente 25%.

Com o novo equipamento, a Capital pernambucana passa a contar com 32,7 quilômetros de Faixa Azul, beneficiando cerca de 82 mil passageiros diariamente. Durante uma semana, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) atuará de forma educativa na via, orientando motoristas. Mas a partir da próxima semana, quem for flagrado invadindo a Faixa Azul receberá multa gravíssima, de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Em entrevista à Rádio Jornal, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que a Faixa Azul irá aumentar a velocidade das viagens para quem utiliza o Terminal Integrado Tancredo Neves. "Essa é a nossa sexta Faixa Azul e ela vai gerar um benefício direto para quem utiliza as 29 linhas de ônibus que passam aqui", declarou. A nova Faixa Azul funcionará entre a Rua Gonçalves de Magalhães e a Avenida Dom Hélder Câmara.

Por enquanto, a Faixa Azul da Avenida Recife não contará com fiscalização eletrônica, assim como outras quatro (Avenida Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Cosme Viana e Real da Torre). As únicas que contam com câmeras de monitoramento são a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira e na Avenida Herculano Bandeira, no Pina. A implantação das Faixas Azuis começou a ser feita em 2013 e atualmente beneficia 500 mil passageiros. 

Últimas notícias