Jogo

Especialistas alertam para os riscos de transitar jogando Pokémon Go

Condutor que jogar enquanto dirige estará cometendo infração média

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 04/08/2016 às 16:00
Bruno de Carvalho
Condutor que jogar enquanto dirige estará cometendo infração média - FOTO: Bruno de Carvalho
Leitura:

O jogo de realidade aumentada Pokémon Go acabou de ser lançado no Brasil, nessa quarta-feira (3), e já pode ser considerado uma febre: o assunto do momento é capturar os bichinhos que fizeram parte da infância e adolescência de muitos. No entanto, pedestres, ciclistas e motoristas devem ficar atentos ao fazer isto. Jogar enquanto dirige, além de infração de trânsito, é bastante perigoso, assim como atravessar a rua sem olhar para os lados porque viu um pikachu.

Por causa destes riscos, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), criou uma campanha educativa alertando os usuários do jogo, chamada de PokeStop, para que os tenham cuidado ao atravessar a rua e que não joguem enquanto estiverem ao volante. Seguindo o exemplo, o Detran-PE pretende lançar uma campanha, ainda neste mês, sobre este assunto. "Estamos com uma reunião marcada para a terça-feira da próxima semana, para discutirmos a ação. Sabemos que ela será veiculada nas redes sociais", diz Luciana Carvalho, coordenadora de Educação para o Trânsito.

De acordo com o gerente da escola de trânsito Ivson Correa, enquanto a pessoa transita, todas as atenções devem estar focadas nas situações de risco. "Indepentendemente do modal, transitar exige atenção. E não apenas nos casos dos jogos de realidade aumentada, como também no caso dos DVDs nos automóveis, por exemplo, a pessoa não deve se distrair", declara. 

O assessor do Conselho Estadual de Trânsito, Marcos Bezerra, acrescenta que a multa para quem conduz um veículo manuseando aparelhos celulares irá passar de média para gravíssima em novembro deste ano. Desta forma, o condutor que jogar o Pokémon Go enquanto dirige poderá ser multado em R$ 293,47, além de ser penalizado com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualmente, a infração é considerada média, e o condutor que for flagrado pode pagar R$ 85,13 e receber quatro pontos na CNH. "Além do perigo de dirigir ao celular, o condutor também deve ficar atento a outras infrações, como estacionar em local proibido para pegar um pokémon ou parar em um viaduto, colocando a sua vida e a dos outros em risco", comenta. 

Últimas notícias