Passe Livre

Grande Recife inicia processo para emissão da Carteira de Estudante 2018

Beneficiários do Passe Livre deverão solicitar a Carteira de Estudante

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/01/2018 às 16:05
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
120 mil estudantes estão com o benefício suspenso. Recife ainda não suspendeu, mas o fará em abril - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

A partir do próximo dia 15 de janeiro, será aberto o sistema para que os estudantes da Região Metropolitana do Recife comecem a solicitar a Carteira de Estudante 2018. O processo é gerenciado pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. O documento será obrigatório para todos os beneficiários do programa Passe Livre. 

O Grande Recife é o órgão responsável pela emissão das Carteiras para estudantes dos níveis Fundamental e Médio, além do Técnico Profissionalizante e Pré Vestibular. Os interessados em obter a Carteira de Estudante poderão acessar o sistema no site do Grande Recife, fornecendo o nome completo e data de nascimento. Se as informações que surgirem estiverem corretas, basta o solicitante confirmar e um boleto no valor de R$ 12,45 será gerado. O título pode ser pago em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Vale lembrar que a Carteira de Estudante 2017 é valida somente até o dia 31 de março de 2018.

Passe Livre

Devido ao Decreto nº 44.107/2017, a partir deste ano, os beneficiários do Passe Livre deverão ter a Carteira de Estudante. A medida é uma forma de equiparar todos os alunos que têm direito ao benefício àqueles que pagam meia passagem nos ônibus através do VEM Estudantil.

O programa do Governo do Estado garante duas passagens por dia (ida e volta), durante o ano letivo, para estudantes da rede pública estadual e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) que precisam se deslocar na Região Metropolitana do Recife. Nestes casos, os alunos terão até o dia 31 de março para apresentar a Carteira de Estudante. Do contrário, terão o benefício suspenso até a situação seja regularizada.

Esta checagem será feita pelo Grande Recife com base no cruzamento das informações de estudantes beneficiados pelo Passe Livre com a lista de estudantes que possuem a Carteira de Estudante.

Últimas notícias