RECIFE

Sob pressão, prefeitura cancela teste com radares de velocidade

A decisão de não multar condutores que excedessem o limite de velocidade das vias foi amplamente criticada

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 31/07/2018 às 19:30
Foto: JC Imagem
A decisão de não multar condutores que excedessem o limite de velocidade das vias foi amplamente criticada - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife voltou atrás e anunciou, nesta terça-feira (31), o cancelamento do período de testes que previa o desligamento, por um mês, dos equipamentos de fiscalização eletrônica nos horários de pico, proposto pelo vereador Marco Aurélio (PRTB) como forma de dar mais fluidez ao trânsito. A decisão, que valeria a partir desta quarta-feira (1º), de não multar condutores que excedessem a velocidade máxima das vias nos horários entre 6h e 8h30 e  17h30 e 19h foi amplamente criticada por especialistas e membros da sociedade civil.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife justificou que "após escutar as diversas manifestações da sociedade e o aprofundamento dos estudos técnicos realizados pela equipe da Prefeitura do Recife, decidiu cancelar o período de testes, mantendo a política de segurança viária da Prefeitura do Recife, já comprovada e com resultados expressivos para a mobilidade da cidade."

O comunicado diz ainda que, desde 2013, a gestão aumentou de 18 para 118 a quantidade de equipamentos de controle de velocidade nas vias da capital, resultando na redução de mais de 30% no número de acidentes com vítimas no período.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife informa que implantou uma ampla política de controle de velocidade e segurança viária na cidade. Desde 2013, a atual gestão aumentou de 18 para 118 a quantidade de equipamentos do tipo nas vias do Recife. Essa ação teve influência direta na redução de mais de 30% no número de acidentes com vítima neste período. Isso demonstra que a prioridade da Gestão é o pedestre.

Em junho de 2017, foi aprovado na Câmara Municipal do Recife um Projeto de Lei de autoria de um vereador que previa o desligamento definitivo dos equipamentos de fiscalização eletrônica no horário de pico. O prefeito Geraldo Julio vetou totalmente o referido projeto. Um período de testes coordenados pela CTTU foi proposto para comprovar a eficiência da política municipal de segurança viária.

No entanto, após escutar as diversas manifestações da sociedade e o aprofundamento dos estudos técnicos realizados pela equipe da Prefeitura do Recife, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano decidiu cancelar o período de testes, mantendo a política de segurança viária da Prefeitura do Recife, já comprovada e com resultados expressivos para a mobilidade da cidade.

Últimas notícias