Novo sistema

Integração temporal no TI Recife começa nesta terça

Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/04/2019 às 16:03
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

A integração temporal para usuários do TI Recife, no bairro de São José, na área central da cidade, começa a valer nesta terça-feira (30). A implantação do novo sistema já havia sido adiada duas vezes pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (CBTU) e pelo Consórcio Grande Recife.

Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Ao longo desta semana, o Consórcio e a CBTU irão avaliar o comportamento do passageiro com a mudança na circulação. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário. Ou seja, também no percurso metrô-ônibus.

Mudança

O passageiro que desejar fazer a integração poderá utilizar qualquer tipo de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), seja ele trabalhador, estudante, comum, livre acesso ou passe livre. Com a mudança, o usuário que desembarcar do metrô deverá passar o VEM em um dos validadores instalados na estação para ter acesso ao terminal, sem pagar nova tarifa. A mudança afeta cerca de 45 mil usuários.

Circulam pelo TI Recife as linhas 101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá). Estas linhas farão integração temporal com ônibus, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Integração temporal

Na integração temporal, por duas horas, o usuário pode utilizar o metrô e o ônibus pagando apenas uma passagem. Para isto, o passageiro tem que fazer uso do VEM. Para os que ainda não possuem o cartão, é possível adquirir o VEM Comum no TI Recife ou dentro dos ônibus, com os cobradores. O cartão custa R$ 10.

Segundo o GRCT, a mudança tem sido comunicada aos usuários por meio de cartazes espalhados nas estações de metrô da Região Metropolitana, nas linhas que compõem a matriz de integração e no Terminal Integrado Recife. Além disso, orientadores do Grande Recife continuarão no TI tirando dúvidas dos passageiros.

Últimas notícias