Na Zona Sul, o Túnel Josué de Castro alagou, por volta das 11h45, devido à intensidade das chuvas. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), os condutores que seguem pela Avenida República Árabe Unida e desejam chegar na Avenida Antônio de Góes devem pegar as vias paralelas à Rua Manoel de Brito.
Na Avenida Norte, Zona Norte do Recife, próximo ao cruzamento com a Avenida João de Barros, há um grande acúmulo de água na via. A Rua Gervásio Pires, no Centro do Recife, também apresenta um grande ponto de alagamento, no cruzamento com a Avenida Mário Melo. O mesmo acontece em Olinda, na Avenida Getúlio Vargas, que registra engarrafamento por causa das poças d'água.
Na avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, um poste de energia caiu na madrugada desta quinta (13) e ficou atravessado, junto com a fiação. Por volta das 7h, uma viatura da Autarquia de Trânsito e Transporte CTTU já estava no local.
Acompanhe o trânsito em tempo Real
10h11 Avenida Mascarenhas de Morais bastante alagada, nos dois sentidos, perto da Divepe pic.twitter.com/iGc8Req3eH
— JCTrânsito (@jctransito) 13 de junho de 2019
Saiba o que fazer ao dirigir num alagamento
O Jornal do Commercio escutou especialistas e traz as dicas para quem você. Primeiro é preciso entender que os carros atuais, de uma maneira geral, enfrentam melhor as chuvas que os antigos modelos, que eram dotados de sistemas elétricos mais vulneráveis. Antigamente, molhar o distribuidor do motor era o temor de qualquer motorista. Hoje, em tempos de eletrônica, o risco é outro.
“O grande problema de quem precisa enfrentar um dia de chuva é o excesso de confiança”, diz o consultor automotivo Alexandre Costa, da Alpha Consultoria. O especialista lembra que a chuva intensa pode trazer problemas mecânicos sérios, sem falar no risco para a segurança de quem dirige e dos ocupantes do automóvel. Assim, se não for possível deixar o carro em casa nos dias de toró ou se for pego de surpresa em uma enxurrada, o melhor a fazer é observar bem a situação antes de enfrentá-la.
Veja onde mais choveu nesta quinta, no Recife
Medindo o volume das chuvas das últimas 24h, o monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou até 136mm de água em alguns municípios. Confira onde mais choveu:
No registro, a cidade de Rio Formoso, no Litoral Sul do estado, está em primeiro lugar. Só o bairro de Assentamento Manguito registrou 136,77mm nas últimas 24h. Em seguida vem a cidade de Ipojuca, que registrou 97,62mm de chuva.