Precauções

Vai viajar no São João ? Confira quais cuidados tomar antes de pegar a estrada

Realizar revisão no carro também é uma forma de garantir a segurança da viagem

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/06/2019 às 9:10
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Realizar revisão no carro também é uma forma de garantir a segurança da viagem - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Se você pretende viajar para curtir o 'feriadão' de São João, é importante ficar atento a certos cuidados ao pegar a estrada. Prestar atenção ao dirigir, fazer revisão do carro, verificar toda a documentação exigida e respeitar o limite de velocidade são algumas medidas de segurança que o condutor deve adotar para evitar acidentes.

--> Operação São João da PRF em Pernambuco tem início nesta quarta

Junto com o anúncio da Operação São João, que tem como objetivo intensificar a fiscalização nas estradas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez algumas recomendações para os motoristas. Uma delas é o cuidado ao dirigir na chuva. O órgão recomenda aos condutores que reduzam a velocidade e mantenham uma distância segura dos outros veículos, além de manter os faróis acessos durante todo o percurso.

Em caso de aquaplanagem, que é quando o carro perde o contato com o solo devido a poças d'águas na pista, a PRF orienta o condutor a tirar o pé do acelerador, manter a direção firme e evitar frear de forma brusca.

A PRF alerta para o perigo da ultrapassagem indevida, que apesar de representar apenas 3% dos acidentes, provocam 30% das mortes em rodovias federais. A recomendação é que o condutor só realize ultrapassagem em locais permitidos e use as setas de direção para sinalizar a mudança de faixa.

Revisão no carro

Realizar revisão geral no carro também é uma forma de garantir a segurança da viagem. Garantir o bom funcionamento do veículo é tão importante quanto respeitar às leis de trânsito. Confira 5 itens que você deve fazer antes de viajar:

- Freios: Checar possíveis vazamentos e o nível do fluído de freio é sempre importante. Em caso de ruídos, eficiência baixa, pedal duro, é recomendado uma avaliação minuciosa.

- Combustível: Não é recomendado pegar a estrada com um combustível que está há muito tempo parado no tanque. Especialistas ainda recomendam abastecer em postos conhecidos.

- Pneus: Sempre que for viajar, é importante verificar o estado do estepe. Outra orientação é manter os pneus calibrados. Especialistas indicam realizar balanceamento quando for sentidas vibrações no voltante e, alinhamento, quando houver algum tipe de desequilíbrio na direção.

- Sistema elétrico: Realizar 'check-up' na bateria, no alternador, no motor e em todas as lâmpadas do carro é de suma importância.

- Radiador: Pedir para o mecânico testar o funcionamento da válvula termostática do radiador é indicado. Além disso, respeitar a data limite de troca do líquido do motor.

Últimas notícias