Dicas

Saiba como evitar incêndios em carros

Segundo o Corpo de Bombeiros, só neste ano, 174 meios de transportes tiveram perda total após explodirem

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/08/2019 às 19:20
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Imagine só estar dirigindo e, de repente, o seu veículo começa a pegar fogo. Pensando nisso, a reportagem da TV Jornal procurou um mecânico e o Corpo de Bombeiros para saber como evitar incêndios ou agir nesses casos. Segundo o Corpo de Bombeiros, só neste ano, entre janeiro e julho, 174 meios de transportes tiveram perda total após explodirem.

Manutenção

Segundo especialistas, a chave para evitar que o pior aconteça é bem simples e se chama manutenção. De acordo com Sérgio Mendes, professor do SENAI, a manutenção ideal é quando o motorista sempre verifica ou troca "os filtro de óleo e de ar."

Ainda de acordo com Sérgio, o incêndio pode acontecer por causa de problemas elétricos ou mecânicos. Os cuidados nas instalações de acessórios ou outros equipamentos eletrônicos que não estejam originalmente no veículo devem ser prioridades na hora da verificação.

A condutora Bárbara Mila Lucena, de 37 anos, revelou que a falta de tempo impede que ela faça manutenções regularmente. "Demoro para fazer, geralmente só realizo a manutenção quando da algum problema" completou ela.

Fogo

O veículo começa a soltar fumaça e de repente vem as chamas, o Corpo de Bombeiros explica como agir se o seu veículo pegar fogo no meio da rua. A orientação principal dos Bombeiros é de que ao constatar que as chamas aumentaram o condutor do veículo deve se afastar ao máximo dele e solicitar ajuda.

Para aquele que pensa em utilizar o extintor de incêndio para combater as chamas deve tomar cuidado. O Corpo de Bombeiros informou ainda, que ele só deve ser usado quando estiver no principio do incêndio.

Casos recentes

O caso mais grave que aconteceu na capital ocorreu no inicio de agosto onde o motorista do veículo ficou ferido após o carro explodir na Zona Sul da Cidade. O condutor teve queimaduras de 1° e 2° graus no rosto, braços e tronco.

O incidente mais recente aconteceu na última quarta-feira (14) onde um ônibus pegou fogo, por causa de problemas elétricos na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife. Na ocasião ninguém ficou ferido.

Foto: Cortesia
O ônibus pegou fogo após uma pane, segundo o motorista - Foto: Cortesia
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Ninguém ficou ferido com o incêndio - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Natália Macedo/JC
As chamas atingiram também uma parada de BRT - Foto: Natália Macedo/JC
Foto: Natália Macedo/JC
Os Bombeiras foram acionados para debelar as chamas - Foto: Natália Macedo/JC
Foto: Natália Macedo/JC
A CTTU interditou os dois sentidos da via, até que o veículo seja removido - Foto: Natália Macedo/JC
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Os bombeiros debelaram as chamas - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Natália Macedo/JC
O motorista tentou conter as chamas com três extintores que ficam no ônibus - Foto: Natália Macedo/JC

Últimas notícias