Paralisação

Metrô do Recife: pane desta terça foi provocada por rede de pesca

De acordo com a CBTU, o objeto causou um curto de grandes proporções

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/08/2019 às 15:00
Foto: Divulgação/CBTU
FOTO: Foto: Divulgação/CBTU
Leitura:

Uma rede de pesca, encontrada em cima de um dos trens do Metrô do Recife pela equipe de manutenção, causou um dano e uma paralisação ainda maior do que a esperada nesta terça-feira (27). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o objeto causou um curto de grandes proporções e fez com que toda Linha Centro fosse paralisada.

O fluxo do ramal Camaragibe foi interrompido na última segunda-feira (26) após uma pane elétrica próximo à estação Coqueiral. A CBTU não soube informar se foi um ato de vandalismo, já que as operações no local estavam paralisadas na madrugada desta terça.

A situação no ramal Jaboatão foi normalizada por volta das 8h20. O ramal Camaragibe segue parado. O Grande Recife reforçou as linhas de ônibus que seguem em direção ao Centro. A CBTU ainda informou que as linhas Sul e VLT estão com funcionamento normal. O problema na Linha Centro teve início por volta das 10h50 dessa segunda, quando uma pane elétrica, próximo à estação Coqueiral, paralisou o ramal Camaragibe. Devido à pane, as estações Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme Damião e Camaragibe seguem fechadas até esta terça-feira.

Nota

A CBTU Recife informa que após inspeção da equipe de manutenção foi verificado que uma rede de pesca foi jogada em cima do trem envolvido na quebra da rede aérea, possivelmente num ato de vandalismo. A rede enroscou no pantógrafo, equipamento que liga o trem à rede aérea, causando um curto de grandes proporções que cortou o cabo da catenária (rede aérea) e abriu um buraco na parte superior da composição, conforme fotos em anexo.

Além desse possível ato de vandalismo, na madrugada houve uma tentativa de roubo de cabos entre Coqueiral e Tejipió, o que resultou na paralisação da Linha Centro inteira. Após a atuação da Manutenção, foi possível liberar, às 08h05 desta terça, a operação no ramal Recife-Jaboatão. A Manutenção está atuando ininterruptamente desde as 23 horas de ontem, para liberar o trecho Coqueiral-Camaragibe o mais rápido possível.

Foto: Roberta Soares/SJCC
A rede de pesca teria sido a causadora da pane - Foto: Roberta Soares/SJCC
Foto: Divulgação/CBTU
- Foto: Divulgação/CBTU
Foto: Roberta Soares/SJCC
- Foto: Roberta Soares/SJCC
Foto: Divulgação/CBTU
- Foto: Divulgação/CBTU
Foto: Roberta Soares/SJCC
- Foto: Roberta Soares/SJCC

Pane elétrica no Metrô do Recife

Após pane elétrica que deixou parte do metrô do Recife paralisado durante essa segunda-feira (26), todas as estações da Linha Centro amanheceram sem funcionar nesta terça-feira (27), de acordo com nota enviada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Segundo o órgão, durante manutenção realizada na madrugada, um cabo da rede aérea do ramal Jaboatão foi encontrado no chão, depois de uma possível tentativa de roubo.

Ônibus

O Consórcio reforçou linhas que saem do Centro para a Zona Oeste ou fazem ligação com outros terminais da capital. Confira:

BRT

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)

2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra

2480 – TI Camaragibe (Derby)

Convencionais

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)

207 – Barro/Macaxeira (BR-101)

Com estas duas últimas, os usuários podem ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira

Últimas notícias