Trânsito

Túnel da Abolição é liberado após passar manhã alagado nesta quinta

A interdição teve início por volta da meia-noite e acabou às 12h30

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/11/2019 às 13:04
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
A interdição teve início por volta da meia-noite e acabou às 12h30 - FOTO: Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

Depois de passar toda a manhã interditado, o Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, teve o trânsito liberado no fim da manhã desta quinta-feira (14). A interdição teve início por volta da meia-noite, após uma tentativa de furto dos cabos que alimentam as bombas de sucção do equipamento. O bloqueio causou grandes engarrafamentos durante toda a manhã.  água foi drenada e o tráfego liberado por volta das 12h30. O Grande Recife ainda informou que o suspeito não conseguiu furtar os fios, mas danificou a parte elétrica das bombas.

Confira a íntegra da nota do Grande Recife sobre o caso:

O Grande Recife informa que, na madrugada desta quinta-feira (14), as bombas d’água do Túnel da Abolição foram vandalizadas. Houve uma tentativa de furto que, frustrada, levou à depredação dos fios e cabos que alimentam o equipamento. A ação fez com que o Túnel amanhecesse alagado e precisasse ser interditado. Porém, desde cedo, equipes de Engenharia e Manutenção do Consórcio já estão no local fazendo esgotamento da área e realizando os reparos na rede elétrica para restabelecer o funcionamento normal das bombas. Além disso, o Consórcio está em contato com a Polícia Militar para reforçar as rondas no entorno do Túnel da Abolição.

Histórico de alagamentos

Não é de hoje que o Túnel da Abolição apresenta problemas com alagamentos. Desde a construção do equipamento, acontece de ele ficar tomado por água. O túnel foi inaugurado no dia 12 de abril de 2015 e liga a Rua Real da Torre à Rua João Ivo da Silva, sob a Avenida Caxangá. A obra, que faz parte do Corredor Leste-Oeste eliminou um dos cruzamentos mais congestionados à época e custou R$ 16 milhões.

Em janeiro de 2016, mesmo não tendo chovido, o túnel alagou e a água alcançou quase 50 centímetros. À época, os cabos de energia haviam sido roubados, de duas bombas de sucção de água. Em julho de 2015, o equipamento também chegou a ser bloqueado devido ao alagamento. Desta vez, o problema se deu devido à sobrecarga no sistema elétrico, que provocou o desligamento da bomba de drenagem.

Em maio do mesmo ano, o alagamento ocorreu após uma noite de chuva. O que ocasionou a inundação foi um ato de vandalismo, quando ocorreu a quebra da chave geral do sistema elétrico, impossibilitando o funcionamento das bombas. A inauguração do túnel se deu após um ano e quatro meses de atraso também por causa dos alagamentos. A obra deveria ter sido finalizada em janeiro de 2014, antes da Copa do Mundo, mas houve um problema com a construtora Mendes Júnior, investigada pela Operação Lava Jato e com o lençol freático da área, que ocasionava as constantes inundações.

Últimas notícias