Mobilidade

Avenida Agamenon Magalhães ganha nova passarela para travessia de pedestres

Equipamento fica localizado em frente ao Real Hospital Português

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/11/2019 às 15:55
Foto: Léo Motta/JC Imagem
FOTO: Foto: Léo Motta/JC Imagem
Leitura:

Pedestres que transitam pela Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Real Hospital Português, na área central do Recife, contam agora com uma nova passarela para travessia e novas sinalizações viárias. O novo equipamento foi instalado com objetivo de encurtar, em 250 metros, o percurso entre os bairros da Ilha do Leite e Ilha do Retiro. Apesar de o equipamento já estar instalado e com a população utilizando-o, todo o projeto, que inclui semáforo, faixa de pedestre e outras sinalizações, será entregue neste sábado (23).

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a passarela metálica possui modelo similar à implantada pelo órgão por trás do Shopping Recife, em outubro de 2017, cruzando o canal do Jordão em direção ao Residencial Boa Viagem. O novo equipamento tem 15 metros de comprimento, com guarda-corpo e dimensões que permitem também a passagem de cadeirantes. No total, o serviço custou mais de R$ 134 mil.

Além da passarela, o órgão afirmou que também será implantado um semáforo, com objetivo de dar continuidade à travessia dos pedestres. Segundo o órgão, o equipamento vai permitir, também, o controle do fluxo de veículos oriundos da Zona Sul que têm interesse em acessar o bairro da Ilha do Leite. Atualmente, o movimento é realizado pela agulha de acesso existente entre as vias principal e local da Avenida Governador Agamenon Magalhães.

A CTTU também informou que, com o novo acesso aber to para a Ilha do Leite, o semáforo ficará responsável por controlar a conversão à direita para a Rua Doutor João Asfora, atendendo os condutores que seguem na Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Centro, com intenção de acessar o bairro da Ilha do Leite. Da mesma forma, o novo equipamento também irá permitir o acesso à pista principal para os condutores que seguem na via local, oriundos dos bairros da Ilha do Leite e Coelhos, por exemplo.

Foto: Léo Motta/JC Imagem
A passarela fica em frente ao Hospital Português - Foto: Léo Motta/JC Imagem
Foto: Léo Motta/JC Imagem
O novo equipamento tem 15 metros de comprimento - Foto: Léo Motta/JC Imagem
Foto: Léo Motta/JC Imagem
A passarela possui guarda-corpo e dimensões que permitem também a passagem de cadeirantes - Foto: Léo Motta/JC Imagem
Foto: Léo Motta/JC Imagem
A passarela metálica possui modelo similar à implantada pelo órgão por trás do Shopping Recife - Foto: Léo Motta/JC Imagem
Foto: Léo Motta/JC Imagem
A CTTU afirmou que também será implantado um semáforo, com objetivo de dar continuidade à travessia - Foto: Léo Motta/JC Imagem
Foto: Léo Motta/JC Imagem
O projeto tem como objetivo complementar as ações realizadas pela CTTU no início do ano - Foto: Léo Motta/JC Imagem
Foto: Léo Motta/JC Imagem
O equipamento vai permitir, também, o controle do fluxo de veículos oriundos da Zona Sul - Foto: Léo Motta/JC Imagem

Melhorias recentes

O projeto tem como objetivo complementar as ações realizadas pela CTTU em ambos os bairros. Na Ilha do Retiro, com a aplicação do novo plano de circulação, realizado em 2018. Já na Ilha do Leite, onde foi aplicado o modelo viário de "trânsito clamo", que, entre outras medidas, visam melhorar o trânsito de pedestres e contou com a redução do limite de velocidade dos veículos para 30km/h.

Últimas notícias