Investigação

SDS diz que é prematuro definir se há ligação entre incêndios de ônibus no Grande Recife

Órgão diz que os casos estão sendo investigados de forma integrada

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/11/2019 às 12:18
Foto: Artur Borba/JC Imagem
FOTO: Foto: Artur Borba/JC Imagem
Leitura:

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) afirmou, por meio de uma nota, nesta terça-feira (26), que "é prematuro definir se há uma interligação das ações criminosas ou a motivação das investidas" sobre o caso dos ônibus incendiados na Região Metropolitana do Recife (RMR) entre domingo (24) e segunda-feira (25). Ao todo, foram três coletivos destruídos pelas chamas e uma tentativa, o que levou ao recolhimento de parte da frota de algumas empresas na noite dessa segunda, deixando os passageiros sem transporte para voltar para casa.

Ainda de acordo com a nota enviada pelo órgão, as operativas de segurança do Estado estão trabalhando de forma integrada para investigar os casos, que aconteceram em Paulista, em Olinda e no Recife. Ninguém ficou ferido nas investidas. "As medidas de segurança estão integrando Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Sistema Estadual de Inteligência, para ações imediatadas de contenção de incêndio, reforço do policiamento ostensivo em corredores estratégicos, perícias de engenharia legal nos ônibus atingidos e celeridade nos inquéritos", declarou ainda a SDS.

Foto: Artur Borba/JC Imagem
Por volta das 21h50 desta segunda-feira (25), o fogo já havia sido controlado - Foto: Artur Borba/JC Imagem
Foto: Artur Borba/JC Imagem
O fogo destruiu o ônibus - Foto: Artur Borba/JC Imagem
Foto: Artur Borba/JC Imagem
Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local - Foto: Artur Borba/JC Imagem
Foto: Artur Borba/JC Imagem
Os bombeiros foram acionados às 20h47 desta segunda-feira (25) - Foto: Artur Borba/JC Imagem

Nesta terça-feira (26), alguns terminais integrados apresentaram atrasos na saída dos ônibus. Isto aconteceu devido ao recolhimento da frota. Os atrasos foram registrados no TI Macaxeira e no TI Camaragibe. No local, os coletivos, ao invés de rodarem a partir das 4h, só saíram às 5h30. No TI Xambá, em Olinda, viaturas do Batalhão de Choque da Polícia Militar fizeram a segurança durante a manhã. Por meio de uma nota enviada nesta terça-feira, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que os incêndios geraram insegurança entre os operadores.

"O fato gerou insegurança entre os operadores e as empresas Conorte e Mobi começaram a recolher os veículos, gradualmente, o que comprometeu a circulação das linhas bacurau durante a madrugada e, consequentemente, o início da operação nesta terça-feira (26) nas regiões oeste (Camaragibe) e norte (Olinda, Paulista, Igarassu e Itamaracá) da RMR", diz a nota. A circulação foi normalizada ainda no começo da manhã.

Entenda o caso

Em um mesmo dia, dois ônibus da Itamaracá foram alvo de incêndios, nas cidades de Paulista e Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O primeiro caso, na madrugada dessa segunda-feira (25), ocorreu na PE-22, Paulista. Dois homens utilizaram bombas de fabricação caseira para atear fogo ao ônibus que fazia a linha 1958-Costa Azul/TI Pelópidas, por volta da meia-noite.

O coletivo seguia em direção ao Terminal Integrado (T.I.) Pelópidas Silveira. De acordo com testemunhas que estavam dentro do ônibus, dois homens mandaram os passageiros descerem e iniciaram o incêndio em seguida. As chamas e o barulho das explosões assustaram os moradores da área. Segundo a polícia, os suspeitos do crime teriam utilizado coquetel molotov. O Corpo de Bombeiros utilizou cerca de cinco mil litros de água e espuma para conter as chamas. O trabalho durou aproximadamente uma hora e meia.

Na segunda ocorrência, na PE-15, em Olinda, o ônibus atingido levava mais ou menos 20 pessoas, incluindo motorista, cobrador e passageiro e fazia a linha 1967-TI Igarassu (Dantas Barreto). De acordo com informações da TV Jornal, pouco depois da Estação de BRT Tabajara, na Cidade Tabajara, um homem armado subiu no veículo e ordenou que as portas fossem abertas e todos saíssem. Em seguida, aproximadamente quatro homens atearam fogo no coletivo. Ninguém ficou ferido, mas, na correria, alguns passageiros acabaram perdendo objetos. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 20h50 e finalizou a ocorrências por volta das 21h40. O condutor e o cobrador prestaram depoimento na delegacia de Paulista.

Últimas notícias