Transporte

Geraldo Julio promete Faixa Azul na Agamenon no início de 2020

A Avenida Agamenon Magalhães possui 4,8 quilômetros de extensão, que cortam oito barros do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/12/2019 às 12:44
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
A Avenida Agamenon Magalhães possui 4,8 quilômetros de extensão, que cortam oito barros do Recife - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, prometeu que a Faixa Azul da Avenida Agamenon Magalhães seria implantada no início de 2020. "Sai na Agamenon no início do ano. A gente vai poder fazer a da Agamenon, aí sim, mais de 200 mil passageiros por dia vão ser beneficiados com a redução do tempo de viagem", declarou o gestor em entrevista à Rádio Jornal. A Faixa Azul na Avenida é um pedido antigo de usuários de transporte público e já havia sido prometida em 2018 pela prefeitura. À época, a previsão era de que o equipamento fosse inaugurado no segundo semestre do ano passado.

>> Ouça o debate completo com o prefeito Geraldo Julio

A Avenida Agamenon Magalhães possui 4,8 quilômetros de extensão, que cortam oito barros do Recife. Para viabilizar a implantação do equipamento na via, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizou intervenções no trânsito de bairros como a Encruzilhada, na Zona Norte, Ilha do Retiro e Ilha do Leite, no Centro do Recife. Apesar de não dar mais detalhes sobre o equipamento, Geraldo Julio destacou a importância da Faixa Azul para os passageiros de transporte público.

"É tempo que a pessoa pode ficar um pouquinho mais em casa, é tempo que qualquer estudante pode passar um pouquinho mais de tempo estudando porque a viagem dentro do ônibus fica um pouco mais curta. A gente vai fazer a Faixa Azul da Agamenon sim", garantiu o gestor. Nesta segunda-feira (16), o equipamento que fica na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ganhou um novo trecho, de cinco quilômetros, totalizando 14 quilômetros na via.

Rotas cicloviárias em grandes avenidas

O prefeito Geraldo Julio também falou sobre a dificuldade em implantar equipamentos destinados aos ciclistas em grandes avenidas da capital pernambucana. De acordo com ele, nestes locais seriam necessárias ciclovias, que segregam os ciclistas dos veículos. "As ações nos grandes corredores exigem ciclovias como é a Graça Araújo (Santo Amaro), que é aquela totalmente segregada dos carros porque, para você fazer uma ciclofaixa no lugar de trânsito muito rápido, traz riscos. O investimento é mais alto. Para a gente fazer a Graça Araújo foram mais de R$ 600 mil de investimento. Então, para fazer num trecho grande como é a Agamenon Magalhães, o investimento é bem mais alto", explicou.

O gestor relatou, no entanto, que a prefeitura tem projetos e está orçando os equipamentos em vias como a Avenida Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Morais e Caxangá. "São obras mais caras, na casa dos milhões de reais, para fazer ciclovias. Vamos atrás de recursos para viabilizar sim. Mas, enquanto isto, a gente tem outras alternativas que a gente vai implantando", acrescentou.

Últimas notícias