DERBY

Em protesto, técnicos de enfermagem bloqueiam trânsito na Agamenon Magalhães, no Recife

Manifestantes pedem por melhores condições de trabalho e protestam contra a falta de reajuste salarial

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 30/01/2020 às 11:26
Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Trabalhadores da enfermagem cobram melhoria nos salários - FOTO: Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 13h40

Técnicos e auxiliares de enfermagem de Pernambuco realizaram uma manifestação, na manhã e no início da tarde desta quinta-feira (30), na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Derby, na área Central do Recife, em frente ao Hospital da Restauração, e bloqueiam a via no sentido Boa Viagem. O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) também decretou greve da categoria, por tempo indeterminado, devido à falta de reajuste salarial e pedindo melhores condições de trabalho. As vias foram liberadas por volta das 13h30, já que a categoria irá se encontrar com o Governo em uma reunião. Caso não haja um acordo, os manifestantes voltarão a bloquear a avenida às 17h.

"A gente busca um diálogo com o Governo. Precisamos ter uma mesa para discutir as grandes perdas que a categoria vem enfrentando no Estado. São mais de 10 anos sem reajuste salarial, ou seja, mais de uma década em que só tivemos perdas. Perdemos adicional noturno, insalubridade, estamos trabalhando sem insumos, nos hospitais com total degradação", afirmou o presidente do Satenpe, Francis Hebert. O presidente comenta que a greve ocorre por não ter havido retorno do Governo às demandas, depois de uma paralisação de advertência de 24h feita pelos profissionais em dezembro.

O sindicato garante que haverá efetivo mínimo de profissionais exigido por lei nas urgências e emergências.

Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Técnicos e auxiliares de enfermagem de Pernambuco realizam uma manifestação, nesta quinta-feira (30) - Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
O protesto se concentra em frente ao Hospital da Restauração - Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
O Sindicato da categoria decretou greve por tempo indeterminado - Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
O protesto é devido à falta de reajuste salarial - Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Os funcionários também pedem melhores condições de trabalho - Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
Fotos: Jailton Junior/JC Imagem
O sindicato diz que haverá efetivo mínimo de profissionais exigido por lei nos hospitais - Fotos: Jailton Junior/JC Imagem

Outras manifestações

No dia 14 de janeiro, a categoria realizou um protesto em frente ao Imip, no bairro dos Coelhos, na área Central do Recife. O ato aconteceu devido a atraso de salários na unidade de saúde, que estavam, de acordo com o grupo, há 20 dias sem receber. Em dezembro, o Satenpe realizou uma manifestação no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, em frente à Secretaria de Administração de Pernambuco. Além disto, fizeram uma paralisação de advertência na ocasião. Também em dezembro, o grupo se reuniu em frente ao Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste, após a interdição de bloco da unidade de saúde.

Últimas notícias