Volta às aulas

Com volta às aulas nesta segunda-feira, Recife deverá ter mais 250 mil carros nas ruas

CTTU e Detran-PE montam operação especial para volta às aulas no Recife

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 31/01/2020 às 16:39
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Licitação foi publicada no Diário Oficial - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

A partir da próxima segunda-feira (3), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) inicia a Operação Volta às Aulas na capital pernambucana.  A ação será realizada até a sexta-feira (7) e irá contar agentes e orientadores de trânsito e artistas educadores do órgão. Com a volta às aulas uma média de 250 mil veículos voltarão a transitar pelas ruas. Este ano, além da operação de trânsito, 30 escolas serão contempladas com novas sinalizações focadas na mobilidade dos pedestres.

>> Requalificação da Presidente Kennedy, em Olinda, tem início na segunda; via será interditada neste sábado

>> Túnel da Abolição, no Recife, passa a contar com vigilância para inibir roubos e evitar alagamentos

De acordo com a CTTU, 80 agentes orientadores de trânsito estarão espalhados nos corredores das avenidas Rua Barbosa, Dom João VI, Rua Bernardino Pessoa, Estrada do Arraial e Estrada de Belém. 

Com o tema “No Trânsito, Educação é a Melhor Lição”, a Trupe da CTTU irá às ruas para conscientizar a criançada sobre boas práticas no trânsito, convidando os cidadãos a refletirem sobre o uso do espaço público. Irão participar os personagens Super Semáforo, Faixa Amiga, Trombada, Plaquita e Zé Legal.

“Vamos reforçar a conscientização sobre aquelas velhas atitudes que todo mundo já conhece, mas nem sempre cuida, como, por exemplo, estacionar em fila dupla ou em lugares irregulares”, disse Daniele Monteiro, chefe da divisão de educação da CTTU.

Bairros como Ibura, Brasília Teimosa e Imbiribeira, localizados na Zona Sul do Recife, irão receber sinalização no entorno de mais de 30 escolas, que contam com mais faixas de pedestres e placas de sinalização que dão prioridade aos pedestres.

Segundo o órgão, a até o final de 2020, 240 escolas municipais serão contempladas com novas travessias e requalificação de faixas já existentes.

Ainda de acordo com a  CTTU, com a volta às aulas, a frota circulante de veículos em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) pode chegar a mais de 1 milhão, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Por isso, a fiscalização nos principais corredores viários deve ser intensificada.

Detran-PE

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) também irá montar uma ação na segunda-feira. A Operação Prevenção “Segundos Salvam Vidas”, que tem foco nos transportes escolares e fluidez no trânsito, acontece das  5h30 às 12h30, próximo ao Colégio CasaForte, localizado na Praça de Casa Forte.

No local, agentes de trânsito irão chamar atenção dos pais sobre o que devem saber antes de contratar um veículo que vai transportar seus filhos. Também serão distribuídos panfletos com informações sobre qual veículo está apto a realizar o transporte escolar, além de chamar atenção sobre a forma correta de usar cadeirinha, acento de elevação e cinto de segurança. Os agentes também irão alertar sobre como atravessar a rua com as crianças.  

Caso os pais queiram consultar a lista de transportes escolares devidamente vistoriados e cadastrados no DETRAN-PE, podem consultar o Caminhão do Detran Itinerante. No local, equipes de Operações e Atendimento irão mostrar os veículos aptos a executar o serviço, além de oferecer emissão de nada consta, taxas e multas, abertura do serviço de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e agendamento de serviços.

Últimas notícias