Mobilidade

Prefeituras do Grande Recife fecham parcerias para livre circulação de táxis durante o Carnaval

O acordo começa a valer nesta sexta-feira (7) e vai até a quarta-feira de cinzas no dia 26 de fevereiro

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 06/02/2020 às 14:30
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O acordo começa a valer nesta sexta-feira (7) e vai até a quarta-feira de cinzas no dia 26 de fevereiro - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Foi autorizado por prefeituras das cidades da Região Metropolitana (RMR), uma parceria que possibilita a circulação de táxis entre municípios, sem que haja impedimento legal. Atualmente, não é permitido que taxistas de outras cidades utilizem seu veículo para transportar passageiros na capital pernambucana. Esta parceria começa a valer a partir desta sexta-feira (7) e segue até à quarta-feira de cinzas (26). 

>> Pelo 3° ano consecutivo taxistas não reajustarão tarifas

>> Maestro Forró lança frevo que veio de táxi

A decisão tem como objetivo principal, atender os foliões já a partir do período de prévias. O vice-presidente do sindicato dos taxistas, Gilvan Andrade, justificou que a atual frota de táxis no Recife não conseguiria dar conta da demanda vigente na cidade durante as festividades de Momo. 

As parcerias bilaterais estão sendo assinadas pelos governos municipais por meio de portarias. Os acordos permitem, também, o estacionamento em pontos, sem que isso represente descumprimento de normas legais. A medida tem início às 18h desta sexta e vai até às 12h do dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas).

Cidades

Olinda: Com um histórico de parcerias com aplicativos de transporte, Olinda ainda não definiu se em 2020 esses acordos serão fechados. O Uber, já patrocinou a folia olindense em 2019, o que permitiu que motorista do APP transitassem pelas áreas restritas a taxistas. Segundo a Prefeitura, 803 táxis estão cadastrados no município atualmente e parte deles irão transitar também no Recife, durante o Carnaval.

Cabo de Santo Agostinho: No Cabo a portaria foi assinada pelos prefeitos, Lula Cabral (Cabo) e Geraldo Julio (Recife). A Portaria Nº 006/2020 começa a valer amanhã, quando será realizado o XIII Baile Municipal do Cabo. A cidade tem 298 veículos prestando o serviços de transporte.

Jaboatão dos Guararapes: Jaboatão tem atualmente um número total de 970 táxis cadastrados. Com mais de 700 mil habitantes, a cidade é a segunda mais populosa do Estado de Pernambuco.

Recife: A Prefeitura do Recife informou por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que ainda está fechando detalhes sobre o acordo e que está prevista uma coletiva de imprensa para divulgar o esquema de mobilidade para a realização do Carnaval, onde todas as informações referentes ao trânsito serão divulgadas.

Paulista: Os 830 taxistas que operam na cidade do Paulista vão poder circular no Recife durante a semana pré-carnavalesca e nos dias da Folia de Momo nos mesmos moldes das outras cidades. O projeto faz parte da proposta do “Táxi Metropolitano”. 

Itamaracá: Em seu primeiro ano participando da medida, Itamaracá, que tem como ponto forte o turismo, principalmente por causa das praias, conta com uma frota de 46 táxis.

Camaragibe: A Prefeitura de Camaragibe também confirmou a medida conjunta entre as cidades. Com quase 160 mil habitantes, a cidade tem tomado medidas para facilitar o trajeto, de ida e volta, dos foliões. 

Igarassu: A cidade que fica a 27 km do Recife, tem um contingente de 160 táxis cadastrados. Segundo a Secretária de Comunicação do município, apenas uma parte dos veículos irão se deslocar para a capital durante os dias de carnaval.

Faixa Azul

Apenas os veículos do Recife têm autorização de circular por essas faixas e isso se manterá durante as festividades. Os taxistas dos outros municípios irão circular apenas pelas faixas convencionais. A Faixa Azul funciona desde 2013, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Os demais veículos só podem acessá-la quando precisarem realizar conversões e acessar à direita.

 

Últimas notícias