Ato

Técnicos e auxiliares de enfermagem voltam a protestar na Agamenon Magalhães, nesta quarta

Os manifestantes bloqueiam o sentido Boa Viagem da Avenida, tanto a pista principal, quanto a local

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 12/02/2020 às 9:13
Foto: Day Santos/JC Imagem
FOTO: Foto: Day Santos/JC Imagem
Leitura:

atualizada às 14h17

Profissionais de saúde voltam a protestar, na manhã desta quarta-feira (12), em frente ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife. O grupo, ligado ao Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), realizou uma série de atos na Avenida Agamenon Magalhães na semana passada, para reivindicar melhores condições de trabalho e salários, além de reposição de 10 anos sem reajuste. Os manifestantes bloqueiam o sentido Boa Viagem da Avenida, tanto a pista principal, quanto a local.

Na manhã dessa terça-feira (11), os técnicos e auxiliares de enfermagem também fizeram uma manifestação em frente ao Imip, na Rua dos Coelhos, no bairro de mesmo nome, na área Central do Recife. Desta vez, o motivo do protesto foi o atraso no pagamento dos salários dos funcionários da unidade hospitalar. De acordo com o Satenpe, os profissionais vão continuar em frente ao Hospital da Restauração até que o Governo envie uma comissão para que eles possam dialogar. A manifestação já dura mais de seis horas.

Foto: Day Santos/JC Imagem
Os técnicos e auxiliares de enfermagem realizaram protesto - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Day Santos/JC Imagem
A manifestação acontece na Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Day Santos/JC Imagem
A categoria pede melhores condições de trabalho e de salário - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Michele Campelo
A Avenida Agamenon Magalhães está bastante engarrafada no sentido Boa Viagem - Foto: Michele Campelo
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
. O tráfego está lento desde as imediações do Ministério do Trabalho, no bairro do Espinheiro - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
É a oitava vez em que o grupo realiza manifestação em três semanas - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
CTTU está no local para auxiliar os motoristas que trafegam pela via - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O protesto dura mais de oito horas - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O grupo reclama melhores condições de trabalho e salários, além de reposição de 10 anos sem reajuste - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Uma equipe de agentes e orientadores da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está no local. O desvio do trânsito está sendo realizado pela Rua João Fernandes Vieira. A Avenida Agamenon Magalhães está bastante engarrafada no sentido Boa Viagem. O tráfego está lento desde as imediações do Ministério do Trabalho, no bairro do Espinheiro. Sobre o caso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) enviou uma nota. Confira a íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Secretaria de Administração (SAD) afirmam que têm mantido o diálogo aberto com os representantes da categoria para debater as reivindicações. A SES reitera que os serviços da rede estadual de saúde estão em pleno funcionamento, realizando atendimentos de urgência, ambulatoriais e exames. A Secretaria de Saúde ressalta, ainda, que atua permanentemente para manter seus hospitais abastecidos de insumos e medicamentos necessários para prestar a assistência à população, além de trabalhar com determinação para resolver faltas pontuais. As equipes de manutenção das unidades também atuam rotineiramente para resolver os problemas nas estruturas físicas.

Já a Secretaria de Administração do Estado informa que, apesar do cenário macroeconômico nacional, no período de 2015 a 2019, o Governo do Estado realizou diversas ações priorizando as áreas de Educação, Saúde e Segurança. Em relação ao quadro de pessoal técnico-administrativo da Secretaria Estadual de Saúde, nesse período, foram nomeados quase oito mil novos servidores. Foram também realizadas 11 reuniões de mesas específicas de negociação, além de outras 30 reuniões de mesa geral com as respectivas entidades representativas de classe. Tais negociações ensejaram acordos com ganhos financeiros para a categoria, a exemplo do início do processo de avaliação de desempenho, que resultou em um aumento salarial de 5% no primeiro ano e de 2,5%, no mínimo, nos anos subsequentes, para os servidores bem avaliados. Outra reivindicação atendida foi a extensão da gratificação de desempenho nos períodos de gozo de férias e licença prêmio. Por último, a Secretaria de Administração enfatiza que o Governo do Estado está à disposição para o diálogo franco e permanente com as categorias do funcionalismo público estadual.

Outras manifestações

A categoria decretou greve por tempo indeterminado devido à falta de reajuste salarial e por melhores condições de trabalho. "A gente busca um diálogo com o Governo. Precisamos ter uma mesa para discutir as grandes perdas que a categoria vem enfrentando no Estado. São mais de 10 anos sem reajuste salarial, ou seja, mais de uma década em que só tivemos perdas. Perdemos adicional noturno, insalubridade, estamos trabalhando sem insumos, nos hospitais com total degradação", afirma o presidente do Satenpe, Francis Hebert

Últimas notícias