Transporte

Falhas elétricas atrasam viagens no metrô do Recife nesta quinta (13)

Devido ao problema, as estações da linha Sul estão operando em via única

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 13/02/2020 às 7:40
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o intervalo usual de 10 minutos estava em torno de 25 minutos - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Problemas fizeram com que passageiros andassem pelos trilhos do metrô do Recife na manhã desta quinta-feira (13). Entre as estações Aeroporto e Tancredo Neves, uma falha elétrica em um trem provocou a paralisação do veículo. Já na estação Recife, o trem parou na entrada do terminal. Devido ao problema, as estações da linha Sul estão operando em via única. 

A reportagem testemunhou que, dentro do transporte na linha Sul, muitos passageiros sofriam com o calor e aperto. Alguns usuários desceram do trem e se arriscaram caminhando pelos trilhos até a estação mais próxima.

Maria do Carmo, dona de casa, conta que estava tentando ir até a estação Aeroporto, para se dirigir ao município de Palmares, onde mora. Ela qualifica o atual valor da passagem, de R$ 3,70, como um "abuso". "Paguei R$ 3,70 para andar no trem e chego aqui está quebrado". Ela conta que precisa chegar cedo em casa, porque cuida do pai.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o problema na linha Sul foi no motor de um trem específico, que está com problemas elétricos. A empresa também informou que foi por isso que o trecho ficou paralisado. O trem que faz a linha, que ficou parado entre as estações Aeroporto e Tancredo Neves.

A CBTU informou que a normalização do funcionamento do trem só pode ser feita quando todos os passageiros que estavam caminhando na via chegarem às estações, e acrescentou que essa atitude de descer da composição é perigosa, pois o passageiro “pode ser eletrocutado ou atropelado por outro trem”.

Já sobre as falhas na estação Recife, ainda não há informações acerca do retorno do funcionamento.

Confira a nota enviada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre a linha Sul:

A CBTU Recife informa que, por volta das 07h desta quinta, 13, um trem com destino Recife apresentou uma falha elétrica próximo à Estação Aeroporto. Devido à falha, a Linha Sul ficou desenergizada até as 07h19, quando os trens puderam voltar a circular. Alguns passageiros desceram à via, o que aumentou o tempo de restabelecimento do sistema, que foi normalizado por volta das 07h30. A Companhia destaca que em caso de quebra de trem, os passageiros devem aguardar dentro da composição, pois podem ser eletrocutados ou atropelados por outro trem ao descer à via. O trem que apresentou falha foi evacuado e será encaminhado para oficina.

Sinalização

Nessa quarta-feira (12), um problema no sistema de sinalização de vias do metrô do Recife forçou os trens a trafegarem em velocidade reduzida, o que causou atrasos nas viagens das Linhas Sul e Centro, entre as estações Joana Bezerra e Recife. A operação já foi normalizada às 9h. O sistema afetado é responsável pelo controle da velocidade dos trens entre as estações, que normalmente operam a 40 quilômetros por hora. Nessa quarta, eles rodaram com velocidades entre 5 e 10 quilômetros por hora.

Últimas notícias