PONTE LIBERADA

Nova ponte de Jardim Atlântico, em Olinda, é inaugurada, mas falta concluir iluminação e sinalização

A nova ponte passou de 20 para 45 metros de largura

Thalis Araújo e Amanda Rainheri
Cadastrado por
Thalis Araújo e Amanda Rainheri
Publicado em 17/02/2020 às 19:55
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A nova ponte da Avenida Fagundes Varela, que fica em Jardim Atlântico, Olinda, foi inaugurada, na noite desta segunda-feira (17). As obras começaram em outubro do ano passado. A ponte foi construída pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e integra os serviços de conclusão da primeira fase do Canal do Fragoso. A nova ponte passa de 20 para 45 metros de largura.

No total, esta primeira etapa do Canal do Fragoso envolve a construção de oito pontes, das proximidades da PE-15 ao Maxxi Atacado, e o revestimento de 2,3 km do canal. A obra está em 90% de sua conclusão e tem previsão de término para março.

De acordo com Anderson Araújo, que é representante dos comerciantes e moradores do bairro, foi travada uma verdadeira "batalha" para que a ponte fosse entregue nesta segunda-feira. "Na verdade, a gente vem sofrendo desde a demolição da ponte, que a Prefeitura (de Olinda) não nos avisou e a gente foi pega de surpresa. Daí, começou uma grande batalha, porque o comércio caiu em 90%. Tem comerciantes que não estão nem aqui para contar a história, porque fecharam os seus comércios", afirma.

Araújo também explica que, na época da demolição da antiga ponte, ainda em outubro, os moradores do entorno não sabiam por onde trafegar. Segundo o representante, não haviam orientação e nem sinalização no local. "Os moradores não sabiam por onde trafegar, porque não houve orientação nenhuma por parte da Prefeitura e a ponte foi demolida", acrescenta Anderson, que mostra os pontos que ainda precisam melhorar na mais nova ponte de Jardim Atlântico. "A obra tinha sido entregue pela Cehab há sete dias, mas só hoje (segunda, 17) eles (a Prefeitura de Olinda) fizeram a sinalização, tudo nas pressas. A iluminação ainda não terminou. Falta muita coisa ainda para fazer na ponte", concluiu.

O secretário de Transportes e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro, reconhece que a ponte é um "sonho da população e dos comerciantes" e que a sua equipe está trabalhando para que não aconteçam acidentes no local. "Passamos o decorrer de toda a semana (passada) sinalizando. Têm algumas situações que precisam, realmente, ser sinalizadas. Isso vai ser de acordo com a movimentação dos carros. A obra ainda continua, então, a gente vai estar aqui com os agentes de trânsito, como também os auxiliares, dando toda a assistência às pessoas que vão circular pela ponte", argumenta.

Melhorias na sinalização

Jonas aponta que as melhorias na sinalização vão acontecer, mas só poderão ser feitas quando a Cehab entregar a obra totalmente pronta. "Na ponte da (avenida) Luiz Azevedo, vão haver melhorias na sinalização, como ela não está totalmente pronta pela empresa (Cehab), que precisa concluir, para que a gente possa dar continuidade ao processo de sinalização, porque foram situações provisórias, para que os moradores pudessem ter como circular, saindo de Jardim Atlântico, mas precisam ser feitas algumas mudanças na ponte, tanto na obra, quanto na sinalização", conclui.

Felipe Ribeiro/JC Imagem
A ponte foi inaugurada nesta segunda-feira (17) - Felipe Ribeiro/JC Imagem
Felipe Ribeiro/JC Imagem
A abertura aconteceu por volta das 18h30 - Felipe Ribeiro/JC Imagem
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Moradores e comerciantes do entorno comemoraram a conquista - Felipe Ribeiro/JC Imagem
Felipe Ribeiro/JC Imagem
A ponte passou de 20 para 45 metros de largura - Felipe Ribeiro/JC Imagem
Felipe Ribeiro/JC Imagem
A obra foi entregue depois de quatro meses - Felipe Ribeiro/JC Imagem
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Algumas alterações ainda deverão ser feitas no local, como ajustes na iluminação e sinalização - Felipe Ribeiro/JC Imagem
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Para as alterações serem realizadas, a empresa responsável (Cehab) tem que entregar a obra pronta - Felipe Ribeiro/JC Imagem

Últimas notícias