História

Artefatos arqueológicos encontrados durante obra da Compesa

Acervo será entregue ao Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas

Do NE10
Cadastrado por
Do NE10
Publicado em 01/11/2012 às 17:34
Foto: Divulgação/Compesa
Acervo será entregue ao Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas - FOTO: Foto: Divulgação/Compesa
Leitura:

A Compesa está atualmente modernizando o serviço de distribuição de água no Recife Antigo e durante as escavações, foram encontrados pedaços de artefatos como louças, azulejos, cerâmicas e objetos de uso pessoal datados entre os séculos XVII e XX. Todo o material foi recolhido, catalogado e documentado.

O acervo será entregue ao Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, ao final da obra, que foram iniciadas em setembro. Conforme determinação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), arqueólogos estão acompanhando todo o processo. A medida torna possível o mapeamento das construções históricas de todo o bairro, contribuindo para a construção de um perfil da ocupação da área desde o século 16.

Além dos artefatos, os técnicos da Compesa também encontraram na Avenida Alfredo Lisboa três linguetas, que eram pequenas docas usadas para o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias no Porto do Recife entre o século XVIII e o XX.

Estão sendo implantados mais de 8 mil metros de tubulação, substituindo uma rede antiga e garantindo melhoras no abastecimento. O investimento é de quase R$ 1 milhão.

Últimas notícias