Mobilidade

Estudo aponta falha em sistema de ciclovias do Recife

Na capital pernambucana, não há ciclovias nas ruas que dão acesso à orla. O levantamento realizado pela Proteste também constatou problemas em várias cidades do País

Do JC Online
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Publicado em 03/07/2014 às 13:19
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Na capital pernambucana, não há ciclovias nas ruas que dão acesso à orla. O levantamento realizado pela Proteste também constatou problemas em várias cidades do País - FOTO: Foto: Acervo/ JC Imagem
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Um levantamento realizado pelo Proteste Associação de Consumidores apontou falha no sistema de ciclovias no Recife. O estudo constatou que na cidade não há ciclovias nas ruas que dão acesso à orla, limitando o acesso dos ciclistas.A avaliação foi feita em outras 11 capitais do País e também verificou problemas. 

O objetivo da pesquisa era verificar a eficácia para a mobilidade de cada cidade analisada e seus impactos.A Proteste percorreu as capitais e conclui que é preciso definir novas metas para as ruas, a fim de atender à demanda dos ciclistas e, assim, reduzir os acidentes com veículos e os congestionamentos.

Na maioria das 12 capitais integrantes da pesquisa, foi encontrado ciclovias espalhadas sem cumprir a função de levar as pessoas a diferentes destinos, com exceção de um trecho no Rio de Janeiro.

Em Brasília, as promessas de novas rotas e maior mobilidade não saíram totalmente do papel. As ciclofaixas estavam em péssimas condições, com a tinta no chão gasta e a sinalização inadequada. Havia muitos trechos em construção, mas com baixa qualidade. Além disso, deixava a desejar na qualidade das vias, a funcionalidade, por não interligar as principais áreas da cidade.

Em Manaus, as ciclovias são restritas aos parques - e são muito curtas. Não é possível usar esses espaços para outras atividades cotidianas que não sejam o lazer do final de semana.

Já mm Cuiabá há poucos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e as existentes estavam em péssimas condições, não servindo para melhorar a mobilidade.

Em Natal, o maior e principal trecho de ciclovia (cerca de 8 km) segue a orla da reserva do Parque das Dunas. Ela é separada da via e pintada na cor vermelha. Mas não tinha sinalização, alguns trechos estavam quebrados e a vegetação da praia invadia a pista.

Em Curitiba a situação melhora e as ciclovias são bem sinalizadas.No entanto, novas rotas dentro dos bairros com destino ao centro é um ponto de melhoria. 

Em Porto Alegre, as ciclovias são pequenas (menos de 15 km), não são interligadas, mas a maioria é bem sinalizada. As ciclovias de São Paulo foram bema avaliadas, registrando apenas alguns problemas com a falta de limpeza. 

O Rio de Janeiro conta com a maior malha cicloviária do Brasil e uma das maiores da América Latina, com 366 km. Mas ainda falta  indicações de destinos.Problemas com a sinalização também foram constatados. 

Em Belo Horizonte, há 50 km de ciclovias espalhadas pela cidade. Elas estavam bem sinalizadas. As ciclofaixas, em determinados locais, eram separadas por pequenos blocos de concreto, o que é muito bom, mas isso não ocorre em toda sua extensão.

Fortaleza dispõe de 74 km de ciclovias e ciclofaixas. A ciclovia da Avenida José Bastos, que é nova, estava com problemas de conservação e sinalização.Em Salvador o estudo verificou problemas na conservação e sinalização das ciclivias. Na capital baiana, também não há ligação dessa ciclovia com outras áreas da cidade. 

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