Astronomia

Meteoro que caiu e produziu clarão foi visto em vários pontos do Nordeste

Pessoas do interior de Pernambuco, da Paraíba, do Sergipe, do Ceará e até do Rio Grande do Norte afirmaram terem visto o fenômeno

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 16/10/2014 às 9:35
Foto ilustrativa
Pessoas do interior de Pernambuco, da Paraíba, do Sergipe, do Ceará e até do Rio Grande do Norte afirmaram terem visto o fenômeno - FOTO: Foto ilustrativa
Leitura:

O clarão no céu da noite dessa quarta-feira (15) impressionou não apenas os moradores do Grande Recife, mas também de grande parte do Nordeste. Segundo o astrônomo presidente da Sociedade Astronômica do Recife (SAR), Everaldo Faustini, o evento astronômico foi de grande intensidade e foi visto em alguns Estados da região, como Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. O astrônomo explica que o fenômeno visto foi um bólido, um grande meteoro, provavelmente da constelação de Orion, que atravessou a atmosfera em alta velocidade e entrou em combustão se transformando em uma bola de fogo. "Chuva de meteoros é algo bastante comum nos céus, mas não com o brilho intenso como ocorreu na noite dessa quarta-feira", completa Everaldo.

O fenômeno aconteceu por volta das 22h20 e rendeu um infinidade de postagens nas redes sociais. A Sociedade Astronômica Do Recife colocou um post no Facebook pedindo informações a quem porventura tivesse testemunhado a passagem de um "bólido" (fireball/bola de fogo) no céu. Pessoas confirmaram em Boa Viagem, Candeias, Cordeiro, Abreu e Lima, Pau Amarelo e no Centro do Recife. Caio Aguiar descreveu: "Uma bola flamejante desfragmentando enquanto descia rapidamente em direção ao solo. Um clarão que durou uns...5 segundos. Luz intensa vinda do objeto não identificado. Foi muuuuuuuuuuuuuuuito bonito."

Paula Thorpe, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, informou que a instituição recebeu relatos plausíveis de que um meteoro foi visto além do céu da Região Metropolitana do Recife. "Recebemos relatos também legítimos do avistamento de residentes no estado da Paraíba. Pelas descrições e relatos, segundo o professor James Solon, integrante do Grupo de Astronomia de Pernambuco, o AstroPE, o objeto tem características de se tratar de um meteorito, também conhecido como fireball, devido ao forte clarão que provoca no céu", disse. 

Ainda de acordo com James Solon, a queda de meteoros é um fenômeno que ocorre todos os dias, mas geralmente não com toda essa magnitude e que não é possível prever a intensidade com a qual o meteoro irá brilhar. “As estrelas cadentes são, nada mais, que meteoros se desprendendo das constelações, ou se deslocando no espaço", explica. O astrônomo afirma ainda que alguns meteoros podem chegar a até 10 metros, mas que o bólido que caiu nessa quarta-feira deve ter um tamanho pequeno.

As câmeras de monitoramento Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) registraram o momento exato em que o clarão iluminou o céu no Recife.

Todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um grande fluxo de detritos deixados pelo cometa Halley, que é o responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde é mais visível o fenômeno é exatamente a próxima ao Equador, onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmente conhecido como "As Três Marias"). Os dados são do site Galeria do Meteorito. 

Ainda segundo o site, na noite de 12 de outubro, uma câmera da Nasa detectou um pedaço do cometa Halley se desintegrando na atmosfera sobre o Novo México, nos Estados Unidos. A fireball era tão brilhante que foi possível vê-la mesmo com a grande luminosidade da Lua! Múltiplas câmeras seguiram o meteoroide, o que permitiu o cálculo de sua trajetória. Segundo especialistas, ele atingiu a atmosfera da Terra a 68 quilômetros por segundo e se desintegrou a 67,9 km acima da superfície. Veja abaixo o vídeo que foi feito do espaço.

Últimas notícias