solidariedade

Campanha solidária incentiva doação de sangue

Quem quiser doar, pode comparecer à sede da instituição de ensino, localizada na Rua Jean-Émille Favre, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 28/04/2015 às 8:45
Foto: Divulgação
Quem quiser doar, pode comparecer à sede da instituição de ensino, localizada na Rua Jean-Émille Favre, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão em estado crítico. Os números mais alarmantes são os dos tipos A+, B+, AB+, B- e O-. Com o objetivo de incentivar a doação de sangue e reverter esse quadro, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) realiza nesta terça-feira (28) uma campanha solidária de captação aberta ao público. Quem quiser doar, pode comparecer à sede da instituição de ensino, localizada na Rua Jean-Émille Favre, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Cinquenta alunos foram capacitados para participarem da ação. Os horários de atendimento serão das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A ação é realizada a cada seis meses, com a proposta de complementar o estoque mantido pelo Hemope, além de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue como hábito. A expectativa é alcançar 200 doações. O material doado será utilizado para transfusão e hemoderivados. Segundo o Hemope, cada doação ajuda a salvar até quatro vidas.

Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto (RG, identidade militar, identidade civil, carteira profissional ou habilitação). Os candidatos a doadores precisam ter entre 16 e 67 anos,  pesar mais de 50 quilos, ter boa saúde, além de respeitar um intervalo de doação de três meses para homens e quatro meses para mulheres. Menores de 18 anos devem dispor do consentimento formal do responsável legal.

Últimas notícias