Epidemia

Secretaria de Saúde do Recife realiza mutirão contra o Aedes aegypti neste fim de semana

Agentes de saúde, soldados no Exército e guardas municipais visitam recidências em Nova Descoberta e no Jordão

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 19/12/2015 às 11:32
Adriana Guarda/Especial para o JC
Agentes de saúde, soldados no Exército e guardas municipais visitam recidências em Nova Descoberta e no Jordão - FOTO: Adriana Guarda/Especial para o JC
Leitura:

Pelo terceiro final de semana consecutivo, a Secretaria de Saúde do Recife coloca os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) nas ruas das Zonas Norte e Sul da cidade para realizar mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunha e zika. Além dos asaces, a ação vai contar com soldados do Exército, profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e agentes da Guarda Municipal. A ação acontece neste sábado (19) e se repete no domingo (20), nos bairros de Nova Descoberta e Jordão.

Em Nova Descoberta, os profissionais devem visitar aproximadamente 3.800 residências. Trabalharão 12 agentes de controle de endemias, 2 (dois) supervisores de campo, 40 soldados e 8 (oito) guardas municipais que foram treinados esta semana. "A população tem sido mais receptiva à visita dos agentes de saúde. É preciso que todos cooperem para que a epidemia seja controlada. Durante as visitas, além da aplicação dos herbicidas em caso de risco, as famílias também são orientadas sobre os cuidados que precisam ter", destaca a gerente do Distrito Sanitário 7, Ana Sofia Costa, que reúne 13 bairros da Zona Norte do Recife.

Na comunidade do Jordão, 12 agentes de controle de endemias, 2 (dois) supervisores de campo, 42 soldados e 8 (oito) agentes da Guarda Municipal do Recife atuarão nos dois dias. Eles devem visitar cerca de 2.900 imóveis.

Os plantões nos fins de semana são parte do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti da Prefeitura do Recife, que envolve 19 secretarias municipais. As visitas são feitas em pontos estratégicos. O trabalho nas ruas inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento focal dos criadouros do mosquito, distribuição de panfletos e orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação dos vetores. No próximo final de semana, a expectativa é realizar o mutirão nos bairros de Dois Unidos e Linha do Tiro.

Últimas notícias