previsão

Apac emite alerta de chuvas nas próximas 24h

Segundo a agência, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a Região Nordeste está provocando chuvas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/01/2016 às 16:45
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Segundo a agência, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a Região Nordeste está provocando chuvas - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta de chuva para as próximas 24 horas. Segundo a agência, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a Região Nordeste está provocando chuvas significativas em parte do Estado de Pernambuco. 

Em entrevista ao NE10, o doutor em meteorolgia Roberto Pereira, disse que Pernambuco está sob a influência do sistema VCAN que causa trovoadas, chuvas fortes, rajadas de vento que podem passar dos 50 km/h, e até chuvas de granizo como foi registrado no Agreste pernambucano. 

“O Estado está no que chamamos de borda do VCAN, o que significa que teremos chuvas até o domingo (31), porém a intensidade vai diminuindo. Os períodos da noite serão os mais chuvosos”, explicou o especialista que ainda afirmou: “A incidência dos raios acontece na formação desse sistema, mas se tornam mais raros durante seu desenrolar”.

O meteorologista explicou ainda que o fenômeno está ligado, geralmente, ao início das chuvas no Sertão do Estado, mas que em anos em que o El Niño está mais intenso, os reflexos ficam mais fortes e comuns no mês de janeiro. "A última vez que tivemos um El Niño tão forte foi em 1998", relembrou.  

Últimas notícias